Educação financeira |
Como acompanhar o orçamento mensal Ter uma ideia de quanto se ganha e de quanto se gasta não é suficiente para quem pretende fazer um planejamento financeiro. É preciso fazer um levantamento detalhado de suas receitas e gastos. Só assim é possível identificar gastos desnecessários, enxugar despesas, encontrar alternativas que ajudem a sanear as finanças. E a melhor maneira de fazer este acompanhamento é montando uma planilha de finanças pessoais. Muitos modelos estão disponíveis para download na internet. A da BM&F Bovespa é gratuita e está disponível aqui. Se você preferir, monte sua própria planilha. Anote todas as fontes de receita e todos os gastos, dos fixos e mais significativos às pequenas despesas eventuais. Guarde notas fiscais e comprovantes de pagamento. Eles serão úteis na hora de preencher sua planilha, evitando que você esqueça algo. Gastos futuros também são importantes e devem ser anotados. Aí entram presentes, especialmente para datas especiais e despesas como IPTU e IPVA. Investimentos também precisam ser listados. Neste caso, registre este tipo de depósito no início da planilha para ajudar a tornar isso um hábito e não algo que acontece apenas quando sobra algum dinheiro. A planilha deve ser abastecida diariamente. Analisá-la permitirá identificar onde é possível melhorar suas finanças. E algumas perguntas podem ajudar a diagnosticar o que pode ser alterado.
Se você gasta mais do que ganha, é preciso agir já. Agir de forma radical e cortar muitos gastos de uma só vez pode não ser uma atitude sustentável no longo prazo. A não ser, é claro, se as suas finanças estiverem muito no vermelho. Diminuir a frequência de alguns gastos, alterando rotinas e aprendendo a gastar melhor e de maneira consciente é o caminho mais eficaz para uma mudança permanente.
Leia também Entenda como a alta nos juros pode impactar seu orçamento Dez dicas para economizar na conta de luz Entenda como DDA e débito automático podem ajudar no planejamento financeiro Cinco dicas de cuidados com seu dinheiro em meio à pandemia do coronavírus Imposto de Renda: separe documentos e faça um planejamento tributário Taxa de juros caiu de novo: o que fazer com os investimentos? Débito automático: novas regras para aumentar transparência ao cliente Limite de juros para cheque especial começa a valer Imposto de Renda: use seu plano de previdência para pagar menos Confira como evitar excesso de gastos no Natal Cheque especial: crédito fácil, mas a um preço alto Confira os cuidados ao pedir um empréstimo consignado Como economizar com medicamentos e evitar excessos na farmácia Já pensou em trocar uma dívida mais cara por outra mais barata? Saia das férias de julho com as finanças em dia Renda e despesa: você sabe identificá-las? Você conhece a Calculadora do Cidadão?
|