Caderno Principal
Apresentação
Mensagem aos participantes
Uma estratégia que dá resultados
O fortalecimento institucional e a nova estrutura da Petros
Relacionamento mais próximo com o participante
Perfil dos participantes
Resultados da Petros em 2012
Balanço Social
Demonstrativo de Investimento por Plano
Plano de Gestão Administrativa - PGA
Planos de Benefício Definido
Planos de Contribuição Variável
Planos de Contribuição Definida
Planos Instituídos
O ano de 2012 foi marcado por mudanças no cenário econômico mundial e no próprio país. A Petros demonstrou experiência e segurança ao alcançar um bom desempenho na rentabilidade dos investimentos dos planos de benefícios que administra.
Para lidar com um ambiente em constantes mudanças, nos últimos anos a Fundação apoiou-se em uma estratégia de diversificação da carteira de investimentos. Com a segmentação em vários tipos de ativos, com perfil de risco e de retorno diferenciados, a média da rentabilidade das carteiras atingiu 15,66% no ano passado. No mesmo período, o patrimônio de investimentos sob gestão da Petros cresceu R$ 8,7 bilhões, fechando o exercício em R$ 66,6 bilhões.
Neste cenário, merece destaque o segmento de títulos públicos, que registrou a melhor rentabilidade da carteira de renda fixa em 2012. A carteira de imóveis também teve uma rentabilidade expressiva, desempenho que ajudou a alavancar os resultados da Petros. No segmento de renda variável, a opção estratégica dos gestores foi ampliar a participação em grandes empresas nos setores de consumo, serviços, tecnologia da informação e infraestrutura, entre outros.
Para o maior plano da Fundação, o Plano Petros do Sistema Petrobras (PPSP), a rentabilidade foi de 17,03%. Esse é um resultado bastante positivo, que supera em quase cinco pontos percentuais a meta atuarial, que encerrou 2012 em 12,19%. O segundo maior plano da Fundação, o Plano Petros-2 (PP-2), também teve uma performance positiva, com rentabilidade de 10,41%, o que o posiciona entre os líderes de mercado.
A Petros avançou muito no aperfeiçoamento de sua estrutura de governança e gestão com significativas mudanças em sua administração, como previsto no Planejamento Estratégico 2012/2016. A nova estrutura organizacional alterou a configuração de algumas gerências e criou novas áreas, no intuito de aprimorar a gestão da Diretoria Executiva.
Merecem destaque ainda a atualização da política de gestão integrada de pessoas, a otimização dos processos e a racionalização dos custos administrativos. Esse trabalho rendeu bons resultados e alinhou a Fundação ao desafio de buscar a melhor rentabilidade para o patrimônio de investimentos e de ampliar a qualidade dos serviços prestados aos seus participantes.
Na área de Seguridade, o Planejamento Estratégico teve seu foco voltado ao aperfeiçoamento do processo de concessão de benefícios, visando a agilizar e a facilitar o acesso à aposentadoria dos participantes. Isso se refletiu no grau de satisfação dos participantes, aposentados e pensionistas, que manteve-se em um patamar elevado, de 86%, segundo os resultados de uma ampla pesquisa realizada recentemente.
A Petros está investindo em um alicerce de bases sólidas para o seu futuro, aproveitando as boas oportunidades e se preparando para lidar com os cenários que se desenham para a consolidação de sua perenidade. A experiência dos últimos anos assegura a robustez da instituição, que segue fiel à sua Missão e Visão, permanentemente focada na qualidade do relacionamento com os participantes.
Aproveitamos para agradecer aos nossos empregados, aos parceiros de negócios e aos diversos públicos de relacionamento da Fundação, que têm sido fundamentais para o constante crescimento e a consolidação da Petros.
Diretoria Executiva