Caderno Principal
Apresentação
Mensagem aos participantes
Uma estratégia que dá resultados
O fortalecimento institucional e a nova estrutura da Petros
Relacionamento mais próximo com o participante
Perfil dos participantes
Resultados da Petros em 2012
Balanço Social
Demonstrativo de Investimento por Plano
Plano de Gestão Administrativa - PGA
Planos de Benefício Definido
Planos de Contribuição Variável
Planos de Contribuição Definida
Planos Instituídos
O bom desempenho da Petros em 2012 deve ser creditado também ao fortalecimento institucional pelo qual a Fundação passou no decorrer do ano. Sobre um tripé de busca de rentabilidade dos investimentos, transformação organizacional e melhoria da prestação dos serviços, as ações iniciadas no ano passado têm por objetivo dar mais robustez à entidade e garantir a perenidade da Petros. Com essas diretrizes, a nova estrutura organizacional, mais enxuta e eficiente, proporcionou um equilíbrio maior entre as diretorias.
O objetivo das mudanças foi tornar as áreas mais especializadas. A Diretoria de Investimentos, que também respondia pela gestão financeira, passou a se concentrar apenas na busca da melhor relação retorno/risco para rentabilizar o patrimônio dos planos de benefício. A Diretoria Administrativa Financeira,por sua vez, passou a focar mais em especificidades de suporte ao negócio da Fundação.
À Diretoria de Seguridade coube o desafio de aprimorar o processo da concessão de benefícios. Ligados a ela, os setores de Cadastro e de Relacionamento com Participantes ganharam mais relevância no organograma, visando a aperfeiçoar a qualidade dos serviços prestados. Esta diretoria também ganhou uma nova gerência, a de Inovação e Projetos.
O aprimoramento na estrutura de governança foi resultado do Planejamento Estratégico 2012-2016. Esse redirecionamento também incluiu a racionalização de custos e a otimização dos processos, com objetivo de reduzir despesas administrativas e obter ganhos de eficiência. Além dos efeitos imediatos, as mudanças organizacionais têm consequências de médio e longo prazos, por definir com mais precisão o papel de cada área na estrutura da Fundação.
Diante da necessidade de maior agilidade, eficiência e segurança nas informações que dão suporte às ações estratégicas, a Petros também investiu em Tecnologia da Informação. Implementou uma gestão da demanda dos projetos, como aperfeiçoamento do modelo de desenvolvimento e melhoria contínua dos sistemas internos. Com isso, estará assegurada a entrega regular no tempo certo e com as necessidades objetivas definidas pelas áreas.
Para solidificar ainda mais suas bases, a Fundação avançou nos estudos de consolidação de seu DNA de fundo multipatrocinado. O desafio da segregação dos investimentos levou a um profundo estudo de como a diversificação da carteira de ativos deverá ser implementada, visando a garantir a rentabilidade adequada para as características de cada plano de benefício administrado pela Fundação.
A Petros também redefiniu os critérios para a entrada de novos planos, sempre pensando na sua sustentabilidade no longo prazo. Nesse contexto, a Fundação avançou nos estudos referentes à precificação dos planos, para que estejam adequados às premissas atuariais definidas.
Um dos objetivos da nova estrutura organizacional era promover uma oxigenação na empresa. Fez parte desse projeto um plano de apoio à aposentadoria de empregados que já possuíam tempo para se aposentar ou já estavam pelo INSS, mas que aguardavam uma motivação financeira para cessar a atividade laboral.
Para este público, a Petros preparou uma proposta de incentivos, além de oferecer palestras e direcionamento para o momento de mudança. Em paralelo, deu início a um processo de gestão de experiências, de modo a reter o conhecimento daqueles que deixariam a empresa até dezembro de 2012.
Entre os 47 que se encaixavam nesse perfil, 40 optaram pelo plano e decidiram se aposentar. Desses, 35 deixaram a Petros até dezembro do ano passado e os demais estão no processo de desligamento.
Código de Conduta e ÉticaO Conselho Deliberativo aprovou, em fevereiro de 2012, o novo Código de Conduta e Ética da Petros. Alinhado aos princípios de governança corporativa, o conjunto de regras para os empregados trata de transparência, atos de responsabilidade social e condutas não aceitáveis. Os princípios têm a finalidade de contribuir para que a Fundação cumpra sua missão e ganhe destaque no mercado de previdência. |
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Dando sequência aos estudos iniciados em 2011, um redesenho das competências, acompanhado da redefinição do plano de cargos, carreiras e salários, também foi implementado no ano passado.
A política de retenção de talentos criou ainda um sistema de incentivos, baseado na avaliação de metas e competências, e na análise do potencial dos empregados, que também será determinante para uma gestão de desempenho mais eficiente.
A Petros investirá ainda na capacitação de seus empregados, com foco na identificação de talentos e possíveis sucessores para oportunidades futuras. A cada ano, os gestores vão apontar esses profissionais, que passarão por um trabalho específico de capacitação e desenvolvimento.
O objetivo da Fundação com as novas políticas é valorizar seus empregados e investir no aprimoramento do quadro profissional. Isso irá se refletir no alcance de melhores resultados e na prestação de serviços cada vez mais eficientes para os participantes.
Selo Pró-Equidade de GêneroA Petros ganhou pela terceira vez o selo Pró-Equidade de Gênero. O programa é uma iniciativa da Secretaria de Políticas para as Mulheres, da Presidência da República, em parceria com a Organização Internacional do Trabalho e com o Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher. O selo é concedido a empresas que cumpriram, no mínimo, 70% do conjunto de atividades voltadas à promoção da igualdade entre homens e mulheres no âmbito organizacional. |
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Representando a Petros, o gerente executivo de Pessoas, Silvio Góes, assina o termo de adesão da 4ª edição do programa de Pró-Equidade de Gênero |