Concurso Cultural
 

Concurso Cultural Minha Dica Financeira - Header

Quem se inscreveu no concurso cultural “Minha dica financeira” não economizou na criatividade na hora de mandar sua dica para participar. A promoção, que terminou no dia 13 de março, contou com a adesão de 451 participantes. Maria Helena Mendes Costa, de São Paulo, tirou o primeiro lugar e ganhou um tablet. Edgar Schneider, do Espírito Santo, e Marcelo de Farias Perlingeiro, de Manaus, ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente, e receberam o livro “A herança”, de Elaine Toledo.

Além desta ação, a Petros também promoveu outras atividades voltadas para a educação financeira, como a publicação de tirinhas e matérias sobre finanças. As ações promovidas pela Fundação fizeram parte da 2ª Semana Nacional de Educação Financeira, uma iniciativa do Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF).

 

Conheça as 3 dicas premiadas:

 

1º lugar: Maria Helena Mendes Costa

Meus filhos de 12 e 14 anos desperdiçavam muita água e energia e ainda me pediam mesada. Resolvi dar, porém incluí o valor médio das despesas com água e luz ao valor da mesada. Junto com o dinheiro dava também as contas para eles pagarem. Funcionou e o valor da conta caiu em torno de 60%! Sofrem quando vão até a lotérica pagar, pois se tivessem economizado mais, ficariam com mais. Muito Válido.

2º lugar: Edgar Schneider

Semanalmente dou uma mesada individual aos meus filhos, sendo que eles devem dividir o dinheiro em três partes: uma para gastar, uma para guardar e uma para doar. Não interfiro nas escolhas do "gastar". As partes do "guardar" e do "doar" vão para cofres específicos e individuais. No final do ano eles tem a liberdade para escolher o que fazer com os valores acumulados em cada cofre.

3º lugar: Marcelo de Farias Perlingeiro

Indexação por Barbies: Para que minha filha, então com 3 anos, pudesse ter noção do preço de algumas coisas sem saber ainda fazer contas, transformávamos os valores em quantidade de bonecas Barbie (a um valor médio aproximado - R$ 50,00) que poderiam ser compradas pela mesma quantia. Ao expressarmos que uma determinada coisa valia "X" Barbies, ela podia avaliar melhor se a despesa valia a pena.

Clique aqui e acesse a cartilha que preparamos com outras dicas financeiras enviadas pelos participantes. O material está dividido em 3 categorias: economia doméstica, finanças para crianças e planejamento financeiro.