PrevidĂȘncia Complementar
 

Todos sabem que cada vez é mais importante complementar o benefício da Previdência Social para, no futuro, ter uma aposentadoria mais tranquila.

Por isso, muitas pessoas atualmente aderem a Planos de Previdência Complementar. Estes planos têm como objetivo o pagamento de benefícios complementares aos oferecidos pela Previdência Social. Atualmente, dois tipos de entidades oferecem planos para seus segurados - as entidades abertas e as fechadas.

Entidades Fechadas – Pessoas Jurídicas:

Administram planos para empresas ou associações, com benefícios complementares ou assemelhados aos da Previdência Social. Não têm fins lucrativos e geralmente são sociedades civis ou fundações. Estão na área de influência do Ministério da Previdência e Assistência Social e o seu órgão normativo é o Conselho de Previdência Complementar. A associação de classe é a Abrapp. A Petros foi a primeira entidade de Previdência Complementar Fechada criada no Brasil, em 1970.

Entidades Abertas – Pessoas Físicas:

Têm seus planos disponíveis a quem quiser se inscrever. Podem ou não ter fins lucrativos e são sociedades anônimas ou civis (bancos, seguradoras). As entidades abertas estão na área de influência do Ministério da Fazenda. O órgão normativo é o Conselho Superior de Seguros Privados e a associação de classe é a Anapp.