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Novo portal é mais um passo na modernização da Petros
Publicada em 12/05/2018 20:23
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Para oferecer aos seus participantes serviços cada vez mais eficientes, rápidos e seguros, a Petros está passando por um amplo processo de modernização. Há mudanças sendo implementadas em diferentes frentes. Uma delas é a reformulação do Portal Petros, que entrou no ar hoje. Com desenho mais moderno, o novo portal deixa de ter como foco notícias e passa a dar destaque aos serviços prestados aos participantes, como empréstimo, extrato e contracheque. Além disso, o layout agora é responsivo, ou seja, se adapta às telas de celulares e tablets, facilitando a navegação a partir de dispositivos móveis.

“Estamos conduzindo um profundo trabalho de transformação e modernização da gestão da Petros e o portal reflete este novo momento. Temos o dever de prestar um serviço de qualidade aos participantes, com eficiência e transparência, valores com os quais estamos construindo as bases que levarão a Petros a retomar seu lugar de referência no setor”, destaca o presidente Walter Mendes.

O Portal Petros ganhou novos conteúdos e mais transparência. Informações que antes estavam na área restrita, agora estão disponíveis na área aberta e acessíveis a todos. A linguagem é mais simples, com textos curtos e explicativos. Na aba “A Petros”, por exemplo, há a descrição do que fazem os conselhos Deliberativo e Fiscal. Os principais números da Fundação, que antes eram atualizados anualmente, passarão a ser ajustados todo mês. Também há um espaço sobre governança, que explica os princípios fundamentais e como a Petros age para controlar riscos.

Em “Serviços”, destacam-se uma área dedicada exclusivamente aos pensionistas e outra com informações sobre educação financeira. As principais regras dos empréstimos agora estão mais fáceis de serem acessadas, porque estão disponíveis na área pública, onde também há um tira-dúvidas só sobre o tema. Mesmo sem ter havido troca da plataforma na qual funciona o portal, alguns serviços que antes não estavam disponíveis 24 horas, como a consulta a empréstimos, poderão ser acessados a qualquer momento.

Outra novidade é a criação de um espaço exclusivo para fornecedores e empresas que queiram se tornar parceiras comerciais da Fundação.

Os próprios participantes têm demonstrado que preferem se comunicar com a Fundação pelos meios digitais. Esta foi a opção escolhida por 67% deles, segundo a Pesquisa de Satisfação de 2017. E o portal, aparece como a forma preferida de obter informações, citado por 58% dos entrevistados, um salto em relação ao ano anterior, quando o portal foi apontado como fonte preferencial por 52% deles.

O redesenho do portal foi totalmente desenvolvido pela equipe da Petros, sem gerar custos extras para a Fundação. Nesta primeira etapa, foi reformulada a parte pública do portal. A Área do Participante já sofreu algumas alterações. Mudanças mais significativas ocorrerão posteriormente, numa segunda fase do trabalho.

Novo sistema de gestão

E não é só o Portal Petros que está se modernizando. Também está em fase de implantação o ERP, sistema de gestão de dados mais avançado e alinhado às práticas de mercado. O novo sistema, que entra em operação em julho, vai integrar as informações das diferentes áreas da Petros e dar suporte às demandas administrativas e financeiras, padronizando processos e aumentando a eficiência.

No médio prazo, outra grande mudança será a modernização dos sistemas previdenciários da Fundação, medida que tem como principal objetivo melhorar o serviço prestado aos participantes, por meio da automatização. Isso vai garantir precisão, segurança e permitir que praticamente que quase todos os serviços sejam facilmente solicitados pela web, agilizando o atendimento.

A Fundação também tem em seus planos o desenvolvimento de um aplicativo para que os participantes possam acessar os serviços da Petros diretamente dos seus celulares.

Também está em curso a implantação do contracheque digital, que está substituindo os demonstrativos impressos enviados para a casa dos aposentados por uma versão digital, que chega via e-mail ao participante e é protegida por senha. Para que todos tenham tempo de se adaptar à mudança, o processo está acontecendo de forma gradual, englobando a cada mês um novo grupo de aposentados. O contracheque digital permite ao participante acesso mais rápido aos dados e maior economia para a Fundação. Só no ano passado, a Petros gastou cerca de R$ 1,4 milhão com impressão e postagem e gerou cerca de 850 mil folhas de contracheque.

Outra experiência digital foi o recadastramento dos participantes ativos e aposentados do Plano Petros do Sistema Petrobras-Repactuados (PPSP-R), Plano Petros do Sistema Petrobras-Não Repactuados e Plano Petros-2, que foi realizado pela internet e conseguiu a adesão de mais de 90% do público-alvo da campanha, que era formado por mais de 100 mil pessoas.

A Petros também está se preparando para usar um novo software com o objetivo de otimizar e automatizar algumas de suas rotinas. A novidade, que vai começar pela área Jurídica, possibilitará o acesso mais rápido a informações de diversos bancos de dados combinados, fornecendo subsídios mais precisos para análise do Jurídico da Fundação, apoiando a tomada de decisão. Após esta “varredura”, o sistema apresentará uma resposta com diagnósticos possíveis. A previsão é que a ferramenta entre em funcionamento no fim do primeiro semestre e, posteriormente, seja estendida a outras áreas da Petros.

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