Loading...
Skip to content
Publicações / Notícia
Projeções da Petros seguem ocupando posição de destaque no mercado
Publicada em 15/01/2021 16:28
enviar por e-mail


As projeções macroeconômicas da Petros têm importante papel no desenho das estratégias e na tomada de decisão da gestão de investimentos. Continuamos marcando posição no ranking Top 5 do Banco Central – que reúne seleto grupo formado por grandes instituições, como bancos, gestoras (assets) e consultorias especializadas em projeções macroeconômicas que participam do Boletim Focus – e passamos a ocupar, também, o Prisma Fiscal do Ministério da Economia – pesquisa mensal sobre as contas públicas, com a participação de diversas instituições financeiras e consultorias. Além disso, temos contribuído ativamente com as projeções da FocusEconomics, do Broadcast e da Bloomberg, que atuam neste segmento do mercado financeiro, para diversos indicadores econômicos, consolidando este trabalho e reafirmando nossa posição de destaque em conceituadas instituições.

Este mês, ficamos em terceiro lugar no ranking Top 5 do Banco Central nas projeções do IGP-M de curto prazo referentes a dezembro. Considerando as projeções em 2020, ocupamos constantemente o primeiro quartil (25%) entre as instituições com maior acurácia nos seguintes indicadores: IPCA, IGP-M, taxa de câmbio e taxa Selic, com posição de destaque entre os cerca de 140 participantes do Boletim Focus. Em setembro e outubro do ano passado, estivemos no ranking para o IGP-M de curto prazo e, em agosto, aparecemos duas vezes no ranking, para IPCA e IGP- M de curto prazo. Já em maio, nos situamos entre as cinco melhores previsões para IGP-M e taxa de câmbio, ambos de médio prazo.

No Prisma Fiscal do Ministério da Economia, aparecemos três vezes no ranking que apurou a projeção para Despesa Total do Governo Central, do primeiro semestre de 2020 e, depois, nos períodos de fevereiro a julho de 2020 e de março a agosto de 2020. No ranking da Bloomberg, a Petros se destaca nas projeções de IPCA com seis aparições: IPCA mensal para agosto (5º lugar) e setembro (4º lugar) e IPCA interanual para agosto (3º lugar), setembro (3º lugar), outubro (5º lugar) e novembro (5º lugar).

As projeções realizadas pelas equipes técnicas são fundamentais para balizar as estratégias de investimentos, contribuindo para o processo decisório de alocação de recursos e para o bom desempenho dos investimentos.


Fundação Petrobras de Seguridade Social - Petros - CNPJ 34.053.942/0001-50

 Rua do Ouvidor, 98, Centro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil CEP 20040-030

 Central de Relacionamento: 0800 025 35 45 e 3529-5550 (ligações de celular) - dias úteis das 8h às 20h

 Envie um e-mail