A campanha de recadastramento obrigatório do Plano Petros do Sistema Petrobras-Repactuados (PPSP-R), do Plano Petros do Sistema Petrobras-Não Repactuados (PPSP-NR) e do Plano Petros-2 (PP-2) chegou ao fim com grande sucesso: mais de 96 mil participantes atualizaram seus dados, o equivalente a 92,5% do público-alvo da campanha. Entre os aposentados, a taxa foi ainda maior, 99%, enquanto entre os ativos chegou a 87%. O recadastramento foi realizado basicamente pela internet e os bons resultados refletem o intenso trabalho realizado por diferentes áreas da Fundação, incluindo uma grande campanha de comunicação que contou com o apoio de patrocinadoras, sindicatos e associações. O objetivo foi garantir que as informações e a conscientização sobre a importância de atualizar os dados chegassem a todos. Para convocar os participantes a se recadastrarem e orientá-los sobre como fazer isso, desde julho do ano passado, a Petros enviou um total de 28 informativos por e-mail com mensagens sobre a campanha. Também foram disparadas dez diferentes mensagens de texto via celular (SMS). Houve também comunicado impresso enviado pelos Correios, focado principalmente nos participantes que ainda não tinham e-mail cadastrado na Fundação. Outro destaque foram os vídeos tutoriais ensinando como obter os documentos necessários, como o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Também foram fundamentais as ferramentas e os formulários online desenvolvidos pela Gerência de Tecnologia da Informação. Após o término da campanha digital, a Petros iniciou uma segunda fase do recadastramento, com o envio de formulário impresso para as casas de cerca de 5 mil aposentados que ainda não tinham finalizado a atualização dos dados. O objetivo foi evitar que dificuldades de acesso à internet impedissem este grupo de concluir o processo. Além de oferecer atendimento presencial para ajudar em eventuais dificuldades, o Setor de Atendimento aos Participantes também fez contato por telefone com aqueles que demoraram a devolver o documento à Fundação. Entre os ativos, como praticamente todos têm acesso à internet e a e-mail corporativo, o reforço foi feito por meio digital. Esses esforços fizeram com que mais 4.200 participantes concluíssem a atualização de dados. Dos 35.037 aposentados do PPSP-R, 99% se recadastraram. Entre os 9.740 ativos, a taxa de ficou em 89%. No PPSP-NR, 99% dos 13.140 aposentados atualizaram seus dados, assim como 87% dos 1.425 participantes ativos. No PP-2, a taxa de recadastramento entre os 46.163 ativos ficou em 87% e em 97% entre os 2.994 aposentados. Como informado durante toda a campanha, após a finalização de todas as etapas do recadastramento obrigatório, os aposentados que não atualizaram seus dados tiveram o pagamento do benefício temporariamente suspenso, até a conclusão do recadastramento. O último grupo terá o pagamento suspenso a partir do mês de outubro e já foi previamente avisado por e-mail e SMS. A próxima etapa de trabalho será voltada para os ativos que ainda não se recadastraram. Em maio, a Petros começou a campanha de recadastramento obrigatório dos demais planos que administra. Os primeiros foram os planos Petros Ultrafértil, Petros Nitriflex e Plano Misto Sanasa. Cerca de 3.200 participantes ativos e aposentados foram convocados a atualizar seus dados e de seus dependentes no ambiente disponível no Portal Petros. E o trabalho seguirá com outros planos. Mantenha seu cadastro em dia A atualização do cadastro é fundamental para garantir a sustentabilidade dos planos e o bom atendimento aos participantes. É com base em informações como idade e número de dependentes que os técnicos da Petros calculam quanto a Fundação vai precisar para honrar os compromissos futuros do plano. E, para que esses cálculos sejam adequados, precisam se basear em informações atualizadas. Um cadastro correto também garante um atendimento mais ágil para os participantes e seus dependentes. Por isso, mesmo após o fim da campanha de recadastramento, é importante que você atualize suas informações na Petros sempre que necessário. Para alterar seus dados ou de seus vinculados, acesse a Área do Participante, aqui no Portal Petros, utilizando matrícula e senha, e clique em “Cadastro”. Depois é só atualizar as informações e, se for solicitado, enviar documentos relativos às mudanças realizadas. Quem esqueceu matrícula e/ou a senha de acesso ao Portal Petros, deve clicar em “esqueci a matrícula” e/ou “esqueci ou não tenho senha”. Em caso de dúvidas, basta entrar em contato com a Central de Relacionamento (0800 025 35 45). |