Loading...
Skip to content
Publicações / Notícia
Petros recebe Prêmio Top 5 do Banco Central por primeiro lugar nas projeções da taxa de juros
Publicada em 25/05/2020 11:05
enviar por e-mail


A Petros recebeu, na última sexta-feira (22/5), o Prêmio Top 5, concedido pelo Banco Central, pelo primeiro lugar nas projeções realizadas em 2019 para taxa Selic (a taxa básica de juros da economia) de curto prazo, ao lado de grandes instituições financeiras. O prêmio é um reconhecimento às instituições que tiveram melhor desempenho nos rankings anuais de curto, médio e longo prazos para IPCA, IGP-M, meta para a taxa Selic e taxa de câmbio. No consolidado do ano, a Petros também ficou entre as cinco melhores previsões para inflação de curto prazo. Devido à pandemia da Covid-19, a premiação, que usualmente ocorre durante o Seminário Anual de Metas para a Inflação, foi encaminhada pelo BC em formato digital.

Com a conquista, a Petros ficou no seleto grupo composto por 16 empresas premiadas entre as mais de 140 participantes do Boletim Focus, ficando à frente de grandes instituições, como bancos, assets e consultorias especializadas em projeções macroeconômicas. As análises da Petros têm se destacado tanto em relação a importantes instituições financeiras quanto ao setor de previdência complementar, sendo o único fundo de pensão a receber o prêmio nos últimos oito anos.

Essa é a segunda vez que a Petros figura em primeiro lugar e é agraciada com o prêmio. A primeira vez foi em 2018, quando conquistou o primeiro lugar nas projeções de IPCA de curto prazo referente ao exercício de 2017. “O resultado reflete a consistência das projeções macroeconômicas e da elaboração de cenários pelos times de investimentos. As análises são fundamentais para balizar as estratégias de investimentos da Petros, contribuindo para o processo decisório de alocação de recursos e para o bom desempenho dos investimentos”, destacou Tarciso Gouveia, gerente do Setor de Análise Macroeconômica da Petros, área responsável por este trabalho.

As classificações anuais são obtidas a partir dos respectivos rankings mensais divulgados ao longo dos 12 meses do ano, atribuindo-se, a cada mês, notas que variam de zero (para o maior desvio médio em relação aos resultados efetivos) a dez (para o menor desvio médio em relação aos resultados efetivos). No caso da Petros, foram 14 vezes nos rankings mensais em 2019, oito delas em primeiro lugar nas projeções para taxa Selic mensal de curto prazo. Também obteve bom desempenho em outros indicadores financeiros, figurando três vezes no Top 5 para IPCA, duas para IGP-M de curto prazo e uma para taxa Selic mensal de médio prazo.

Confira abaixo o ranking divulgado pelo Banco Central com as instituições que tiveram o melhor desempenho em 2019.

 

 



Fundação Petrobras de Seguridade Social - Petros - CNPJ 34.053.942/0001-50

 Rua do Ouvidor, 98, Centro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil CEP 20040-030

 Central de Relacionamento: 0800 025 35 45 e 3529-5550 (ligações de celular) - dias úteis das 8h às 20h

 Envie um e-mail