Dez dicas para economizar na conta de luz

Lâmpada acesa durante o dia e televisão ligada sem ninguém assistindo são cenas do cotidiano de muitos lares que geram desperdício de energia e aumento de gastos. Para ajudar nossos participantes economizarem energia, evitando sustos com a conta de luz no fim do mês, reunimos algumas dicas simples, que podem abrir uma folga extra no orçamento doméstico.
Atenção aos eletrodomésticos
A primeira dica se refere à escolha dos eletrodomésticos no momento da compra. Dê preferência aos aparelhos de maior eficiência energética, conferindo o selo de classificação da Procel. Além disso, dimensione o produto às suas necessidades. Uma geladeira muito eficiente de 500 litros pode consumir mais energia que outra menos eficiente, mas com 220 litros de capacidade.
Esqueça o “stand by”
Muitos aparelhos domésticos oferecem a função stand-by, ficando sempre prontos para entrar em operação quando necessário. Mas isso tem um custo energético, e não é baixo. Para economizar, desplugue da tomada eletrodomésticos que não são utilizados com muita frequência.
Acione o timer na TV
Um costume comum é dormir com a televisão ligada. Para evitar o desperdício de energia com o aparelho durante a noite, faça uso do timer e durma com a consciência tranquila. Basta programar um horário ou determinar um tempo para o desligamento automático.
Limite o ar-condicionado
Aparelhos que resfriam ou aquecem, em geral, consomem muita energia. É o caso do ar-condicionado, um dos vilões das contas de luz no verão. Por isso, é importante dimensionar a potência do equipamento no momento da compra, e manter portas e janelas fechadas durante o uso.
Banhos menos quentes
Já o chuveiro elétrico é o vilão no inverno. Quando as temperaturas baixam, os banhos quentes encarecem a conta de luz. Por isso, se possível reduza o número e a duração de banhos quentes e ajuste a temperatura para morna ou fria em dias mais quentes.
Aproveite a luz natural
Mantenha os ambientes com as cortinas abertas e aproveite a iluminação natural. Acenda as luzes apenas quando necessário.
Use lâmpadas de LED
Por falar em iluminação, outra dica é investir na compra de lâmpadas de LED, que duram mais e consomem menos energia. Uma lâmpada de LED de 9 watts, por exemplo, equivale a uma fluorescente de 15 watts ou uma incandescente de 60 watts.
Junte a roupa para lavar
Uma das vilãs no consumo de energia é a máquina de lavar roupa, principalmente os modelos com água quente e secadora. Para economizar, junte roupa suja suficiente para encher a máquina e reduzir o número de ciclos de lavagem.
... e para passar
A mesma dica vale para o ferro de passar. Antes de abrir a tábua e plugar o ferro na tomada, selecione o que realmente precisa ser passado e junte o máximo de roupas. Use a temperatura recomendada para as peças e não esqueça de desligar o ferro durante as pausas.
Cuidados com a geladeira
Abrir e fechar a porta da geladeira com frequência ou deixá-la aberta por muito tempo aumenta o consumo de energia. O mesmo acontece quando guardamos alimentos ainda quentes em seu interior, já que o motor precisa ser acionado para manter a temperatura baixa.
Leia também
Entenda como a alta nos juros pode impactar seu orçamento
Entenda como DDA e débito automático podem ajudar no planejamento financeiro
Cinco dicas de cuidados com seu dinheiro em meio à pandemia do coronavírus
Imposto de Renda: separe documentos e faça um planejamento tributário
Taxa de juros caiu de novo: o que fazer com os investimentos?
Débito automático: novas regras para aumentar transparência ao cliente
Limite de juros para cheque especial começa a valer
Imposto de Renda: use seu plano de previdência para pagar menos
Confira como evitar excesso de gastos no Natal
Cheque especial: crédito fácil, mas a um preço alto
Confira os cuidados ao pedir um empréstimo consignado
Como economizar com medicamentos e evitar excessos na farmácia
Já pensou em trocar uma dívida mais cara por outra mais barata?
Saia das férias de julho com as finanças em dia
Renda e despesa: você sabe identificá-las?
Como acompanhar o orçamento mensal
Você conhece a Calculadora do Cidadão?