Loading...
Skip to content
Políticas de Investimentos - Perguntas frequentes

Perguntas frequentes

1. O que é e para que serve uma Política de Investimentos?
A Política de Investimentos é uma importante ferramenta de planejamento da gestão dos ativos financeiros e deve ser elaborada observando-se as características de cada plano de benefício. De acordo com a Resolução CMN nº 3.792/2009, o fundo de pensão deve definir uma Política de Investimento para a aplicação dos recursos de cada plano administrado. Assim, a Petros elabora políticas de investimentos para seu plano administrativo e para os planos de benefício sob sua gestão.

2. Quais são as etapas para elaboração das Políticas de Investimentos?

Elaboração da proposta das políticas de investimentos Aprovação pelo CD Encaminhamento à Previc e disponibilização aos participantes Monitoramento
Fio verde infográfico elaboração Políticas de Investimentos

3. Quando a Política de Investimentos é aprovada?
Uma Política de Investimentos deve ser aprovada antes do início do exercício a que se referir. Ou seja, a política para o período 2018-2022 teve de ser aprovada até o fim de 2017.

4. Quais são as instâncias de aprovação de uma Política de Investimentos?
A Política de Investimento de cada plano deve ser elaborada pela Diretoria Executiva e aprovada pelo Conselho Deliberativo, órgão máximo de governança da Petros.

5. Após aprovada, para quem a Petros precisa divulgar a Política de Investimentos?
Segundo a Resolução CMN nº 3.792/2009, a Política de Investimentos deve ser encaminhada à Previc, órgão fiscalizador do setor, no prazo de 30 dias após a sua aprovação. Também deve ser disponibilizada aos participantes ativos, aposentados e pensionistas do plano.

6. Quem fiscaliza o cumprimento das diretrizes traçadas?
O Conselho Fiscal tem entre as suas responsabilidades a fiscalização do cumprimento das diretrizes de investimentos estabelecidas em cada Política de Investimentos.

7. Qual a vigência de uma Política de Investimentos?
De acordo com a Resolução CGPC nº 07/2003 uma Política de Investimento deve possuir um horizonte de, no mínimo, cinco anos, com revisões anuais.

8. A Política de Investimentos pode ser alterada em caso de mudanças no cenário econômico?
Sim, a Política de Investimentos pode ser alterada caso ocorram mudanças macroeconômicas significativas e não previstas.

9. Quantas políticas de investimentos a Petros tem?
Conforme determina a legislação, a Petros elabora — com base na modalidade, característica das obrigações de cada plano de benefício e em busca do equilíbrio econômico-financeiro —, uma Política de Investimentos para cada plano. Entretanto, face às características dos planos de contribuição definida, as estratégias de alocação são similares. Atualmente, a Fundação tem 38 planos de benefícios e um de gestão administrativa.

 

 

Fundação Petrobras de Seguridade Social - Petros - CNPJ 34.053.942/0001-50

 Rua do Ouvidor, 98, Centro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil CEP 20040-030

 Central de Relacionamento: 0800 025 35 45 (dias úteis das 8h às 19h)

 Envie um e-mail