Loading...
Skip to content
Educação financeira

Dez dicas para economizar na conta de luz

Educação financeira - 10 dicas para economizar na conta de luz

Lâmpada acesa durante o dia e televisão ligada sem ninguém assistindo são cenas do cotidiano de muitos lares que geram desperdício de energia e aumento de gastos. Para ajudar nossos participantes economizarem energia, evitando sustos com a conta de luz no fim do mês, reunimos algumas dicas simples, que podem abrir uma folga extra no orçamento doméstico.

Atenção aos eletrodomésticos
A primeira dica se refere à escolha dos eletrodomésticos no momento da compra. Dê preferência aos aparelhos de maior eficiência energética, conferindo o selo de classificação da Procel. Além disso, dimensione o produto às suas necessidades. Uma geladeira muito eficiente de 500 litros pode consumir mais energia que outra menos eficiente, mas com 220 litros de capacidade.

Esqueça o “stand by”
Muitos aparelhos domésticos oferecem a função stand-by, ficando sempre prontos para entrar em operação quando necessário. Mas isso tem um custo energético, e não é baixo. Para economizar, desplugue da tomada eletrodomésticos que não são utilizados com muita frequência.

Acione o timer na TV
Um costume comum é dormir com a televisão ligada. Para evitar o desperdício de energia com o aparelho durante a noite, faça uso do timer e durma com a consciência tranquila. Basta programar um horário ou determinar um tempo para o desligamento automático.

Limite o ar-condicionado
Aparelhos que resfriam ou aquecem, em geral, consomem muita energia. É o caso do ar-condicionado, um dos vilões das contas de luz no verão. Por isso, é importante dimensionar a potência do equipamento no momento da compra, e manter portas e janelas fechadas durante o uso.

Banhos menos quentes
Já o chuveiro elétrico é o vilão no inverno. Quando as temperaturas baixam, os banhos quentes encarecem a conta de luz. Por isso, se possível reduza o número e a duração de banhos quentes e ajuste a temperatura para morna ou fria em dias mais quentes.

Aproveite a luz natural
Mantenha os ambientes com as cortinas abertas e aproveite a iluminação natural. Acenda as luzes apenas quando necessário.

Use lâmpadas de LED
Por falar em iluminação, outra dica é investir na compra de lâmpadas de LED, que duram mais e consomem menos energia. Uma lâmpada de LED de 9 watts, por exemplo, equivale a uma fluorescente de 15 watts ou uma incandescente de 60 watts.

Junte a roupa para lavar
Uma das vilãs no consumo de energia é a máquina de lavar roupa, principalmente os modelos com água quente e secadora. Para economizar, junte roupa suja suficiente para encher a máquina e reduzir o número de ciclos de lavagem.

... e para passar
A mesma dica vale para o ferro de passar. Antes de abrir a tábua e plugar o ferro na tomada, selecione o que realmente precisa ser passado e junte o máximo de roupas. Use a temperatura recomendada para as peças e não esqueça de desligar o ferro durante as pausas.

Cuidados com a geladeira
Abrir e fechar a porta da geladeira com frequência ou deixá-la aberta por muito tempo aumenta o consumo de energia. O mesmo acontece quando guardamos alimentos ainda quentes em seu interior, já que o motor precisa ser acionado para manter a temperatura baixa.
 

Leia também

Entenda como DDA e débito automático podem ajudar no planejamento financeiro

Cinco dicas de cuidados com seu dinheiro em meio à pandemia do coronavírus

Imposto de Renda: separe documentos e faça um planejamento tributário

Taxa de juros caiu de novo: o que fazer com os investimentos?

Débito automático: novas regras para aumentar transparência ao cliente

Limite de juros para cheque especial começa a valer

Imposto de Renda: use seu plano de previdência para pagar menos

Confira como evitar excesso de gastos no Natal

Cheque especial: crédito fácil, mas a um preço alto

Confira os cuidados ao pedir um empréstimo consignado

Como economizar com medicamentos e evitar excessos na farmácia

Já pensou em trocar uma dívida mais cara por outra mais barata?

Saia das férias de julho com as finanças em dia

Renda e despesa: você sabe identificá-las?

Como acompanhar o orçamento mensal

Você conhece a Calculadora do Cidadão?

 

Fundação Petrobras de Seguridade Social - Petros - CNPJ 34.053.942/0001-50

 Rua do Ouvidor, 98, Centro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil CEP 20040-030

 Central de Relacionamento: 0800 025 35 45 e 3529-5550 (ligações de celular) - dias úteis das 8h às 20h

 Envie um e-mail