Loading...
Skip to content
Educação financeira

Dicas para curtir as férias com economia

Educação financeira - Férias

 

Julho está chegando e quem tem filhos ou netos em idade escolar pode aproveitar o período de férias para viajar. Na alta temporada, os custos são maiores em função da demanda, por isso o planejamento é importante para fazer bom uso do dinheiro e aproveitar o máximo possível com a família. Confira algumas dicas para que você seja surpreendido apenas pelas experiências da viagem, e não pelos custos. E que tal começar a planejar desde já as férias de dezembro e janeiro?

Destinos desejados

Mantenha uma lista permanente com os destinos que você pretende visitar e, quando tiver tempo livre, anote preços de passagens, hospedagens, alimentação e passeios para esses locais. Isso evita decidir suas férias sem referências de preço, ajudando a reconhecer as verdadeiras ofertas e a manter a diversão dentro do orçamento.

Datas de viagens

No início de cada ano, verifique os calendários escolar e profissional para já ter em mente as datas disponíveis para viajar. Negociar antecipadamente folgas ou substituição de aulas possibilita viajar um pouco antes ou depois do período mais procurado, o que resulta em passagens mais baratas ou estradas mais vazias.

Passagens e hospedagens

Embora não seja regra, é possível encontrar preços menores de passagens e hospedagens se compradas com antecedência. No mínimo, você terá melhor disponibilidade de horários e opções de hotéis e pousadas em diferentes faixas de preço. E pergunte sempre por pacotes familiares, mesmo que não estejam anunciados. Aluguéis de casas por temporada podem ser mais em conta, mas sempre observe as avaliações do imóvel e do anfitrião.

Moeda estrangeira

Se planeja viajar ao exterior, o ideal é comprar moeda ao longo do ano, para evitar o risco de preço muito alto na véspera da viagem. Para essa reserva financeira, confira qual a melhor opção: dólar ou euro podem ser opções mais vantajosas que a moeda local, que pode ser trocada apenas ao chegar ao país. E são mais fáceis de negociar se houver sobras. Mas cada destino tem sua particularidade. Avalie.

Antecipe os gastos

Evite custos desnecessários de emergência. Organize com antecedência a autorização de viagens de menores de idade desacompanhados dos pais (com reconhecimento de firma em cartório), as vacinas exigidas no destino, o despacho de bagagem adicional e a reserva de estacionamento no aeroporto, por exemplo. E faça seguro de viagem, cujo custo é baixo diante do risco de arcar com acidentes, que são imprevisíveis. Alguns cartões de crédito oferecem esse seguro gratuitamente quando o bilhete aéreo é adquirido com esse meio de pagamento.

Pesquise preços

A internet hoje facilita a consulta até mesmo do cardápio de restaurantes! Use essa ferramenta para planejar a alimentação e outros passeios, quem sabe até para descobrir uma atividade gratuita no lugar que você vai conhecer.

 

Leia mais sobre educação financeira e previdenciária

 

Fundação Petrobras de Seguridade Social - Petros - CNPJ 34.053.942/0001-50

 Rua do Ouvidor, 98, Centro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil CEP 20040-030

 Central de Relacionamento: 0800 025 35 45 e 3529-5550 (ligações de celular) - dias úteis das 8h às 20h

 Envie um e-mail