Loading...
Skip to content
Educação financeira

Imposto de Renda: separe documentos e faça um planejamento tributário

Educação financeira

A hora da declaração anual do Imposto de Renda já chegou. Desde 2 de março, contribuintes de todo o país podem enviar a declaração. Os mais adiantados já cumpriram seu dever: quase 400 mil pessoas fizeram a entrega no primeiro dia. A expectativa é que 32 milhões de contribuintes ajustem as contas com o Fisco até o dia 30 de abril, fim do prazo deste ano.

Para quem ainda não começou a se organizar, está na hora de separar os documentos necessários para a declaração e também fazer um planejamento tributário, ou seja, ver de que forma é possível pagar menos Imposto de Renda ou conseguir uma restituição maior.

Um dos principais documentos é o informe de rendimentos entregue pelas empresas aos trabalhadores de carteira assinada. Os aposentados e pensionistas da Petros também recebem o informe referente aos seus benefícios. O documento está disponível no aplicativo, no Portal Petros e também foi enviado para o e-mail cadastrado na Fundação.

Além do informe de rendimentos para aposentados e pensionistas, a Petros disponibiliza outros dois informes: contribuições e empréstimos. O de contribuições reúne os pagamentos mensais feitos por participantes ativos de planos instituídos e as contribuições esporádicas feitas por participantes ativos de planos patrocinados. Nem todos os participantes ativos recebem informe de IR da Petros, já que as contribuições mensais ordinárias dos participantes patrocinados são registradas no documento fornecido pela empresa patrocinadora. No caso de quem tem mais de um plano administrado pela Petros, os informes de contribuições estão reunidos em um documento. Já o informe de empréstimos é destinado aos participantes que tiveram contratos de empréstimo ativo com a Petros no ano de 2019.

Quem tem aplicações financeiras deve buscar o informe de rendimentos fornecido por bancos ou corretoras, que aponta toda a movimentação dos investimentos, como ganhos, saques e depósitos.

Os gastos com plano de saúde também devem ser incluído na declaração. Quem paga individualmente deve solicitar à operadora. Quem tem o plano empresarial deve observar as informações sobre os gastos com saúde no informe de rendimentos entregue pela empresa, mas também verificar se há outros documentos fornecidos pela operadora.

Despesas com educação (ensino infantil, fundamental, médio, técnico e superior, o que engloba graduação e pós-graduação) podem ser deduzidas até o limite de R$ 3.561,50 com o contribuinte e cada dependente. Verifique se tem os recibos ou peça uma segunda via às instituições de ensino.

Planejamento tributário

Para além de organizar os documentos necessários, é possível aproveitar esta época para avaliar se está fazendo um bom planejamento tributário, ou seja, se está fazendo as melhores escolhas na declaração do seu Imposto de Renda. Um dos aspectos importantes é aproveitar ao máximo os benefícios tributários oferecidos.

Um deles é o fato de que aportes feitos em planos de contribuição definida (CD) e contribuição variável (CV) podem ser deduzidos até o limite de 12% da renda bruta tributável na declaração do ano seguinte - para quem usa o modelo completo.

Para chegar a esse máximo, os participantes da Petros podem aumentar a contribuição mensal para o plano administrado pela Fundação. Também podem fazer uma contribuição esporádica para o plano — em qualquer momento ao longo do ano, especialmente ao receber um dinheiro extra ou uma promoção no trabalho, por exemplo.

Para você fazer um aporte adicional no plano, acesse a Área do Participante no Portal Petros, com matrícula e senha. No menu à esquerda, é preciso clicar em "Autoatendimento", "Contribuição" e "Contribuição esporádica". Em caso de dúvidas, entre em contato com a Central de Relacionamento (0800 025 3545).

 

Leia também

Entenda como DDA e débito automático podem ajudar no planejamento financeiro

Cinco dicas de cuidados com seu dinheiro em meio à pandemia do coronavírus

Taxa de juros caiu de novo: o que fazer com os investimentos?

Débito automático: novas regras para aumentar transparência ao cliente

Limite de juros para cheque especial começa a valer

Imposto de Renda: use seu plano de previdência para pagar menos

Confira como evitar excesso de gastos no Natal

Cheque especial: crédito fácil, mas a um preço alto

Confira os cuidados ao pedir um empréstimo consignado

Como economizar com medicamentos e evitar excessos na farmácia

Já pensou em trocar uma dívida mais cara por outra mais barata?

Saia das férias de julho com as finanças em dia

Renda e despesa: você sabe identificá-las?

Como acompanhar o orçamento mensal

Você conhece a Calculadora do Cidadão?

 

Fundação Petrobras de Seguridade Social - Petros - CNPJ 34.053.942/0001-50

 Rua do Ouvidor, 98, Centro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil CEP 20040-030

 Central de Relacionamento: 0800 025 35 45 (dias úteis das 8h às 19h)

 Envie um e-mail