Loading...
Skip to content
Educação financeira

Confira dicas para o consumo consciente

Consumo consciente 

Já parou para pensar qual o impacto do seu consumo no meio ambiente, na sociedade e nas suas finanças? Nossas escolhas, os produtos e a forma com que lidamos com as compras produzem efeitos em todas essas esferas. Mas podemos nos planejar e mudar nossos hábitos do dia a dia para minimizar a influência negativa do consumismo no planeta. Esse é o conceito do consumo consciente, também conhecido como consumo inteligente!

Para que a estratégia funcione, comece por você mesmo e aos poucos envolva sua família e amigos nesta forma de pensar e agir. É simples! Conheça algumas dicas:

Dicas de consumo consciente 

Reduza a sua produção de lixo: produtos in natura, ou com refil, são exemplos de como evitar o descarte de embalagens no meio ambiente. Prefira também as sacolas e embalagens retornáveis.

Promova a reciclagem: dê preferência a materiais recicláveis e faça a sua parte separando o lixo. A reciclagem também é uma fonte de renda para muitas pessoas que necessitam, como nas cooperativas de catadores.

Planeje as compras e evite impulsos: ser consciente é também dar o devido valor ao dinheiro. Reflita se a compra é mesmo necessária e compare marcas e preços. 

Use bem os recursos naturais: a água e a energia são bens escassos no mundo e é papel de todos preservar estas riquezas, evitando desperdícios.

Escolha equipamentos eficientes: aparelhos eletrônicos costumam ter um selo de eficiência energética. Considere essa medição para gastar menos nas suas contas e preservar o meio ambiente.

Prefira fornecedores locais: suas compras podem ajudar empresas do seu bairro e da sua cidade, principalmente as pequenas, impulsionando a economia local. Além disso, reduz a poluição e o gasto de combustíveis do transporte.

Combata a pirataria: não ceda à tentação de adquirir produtos e serviços falsos e ilegais porque o preço é mais baixo, ou porque “todo mundo faz”. Inconscientemente, você estará fomentando o crime organizado e o contrabando. 

 Leia mais sobre educação financeira e previdenciária 

Fundação Petrobras de Seguridade Social - Petros - CNPJ 34.053.942/0001-50

 Rua do Ouvidor, 98, Centro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil CEP 20040-030

 Central de Relacionamento: 0800 025 35 45 e 3529-5550 (ligações de celular) - dias úteis das 8h às 20h

 Envie um e-mail