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Domingo, 17 de Dezembro de 2017
Back to My Home PagePETROS - Planos de Previdência.
Saiba Mais

 

Preparamos uma lista com as dúvidas mais comuns a respeito do ADUANAprev. Se você ainda precisar de ajuda, ligue para 0800 025 35 45, das 8 às 19h.

 

 
1) O que é um Plano de Previdência Complementar?
É um plano cujo objetivo é o pagamento de benefícios semelhantes aos pagos pela Previdência Social.

2) Qual a finalidade do ADUANAprev?
Oferecer um plano de previdência complementar para os Despachantes Aduaneiros associados ao SDAMG - Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de Minas Gerais. .

3) Outros sindicatos podem se tornar instituidores do ADUANAprev?
Sim. Outras pessoas jurídicas de caráter profissional, classista ou setorial podem se tornar instituidores ADUANAprev, desde que autorizadas pelo SDAMG, pela Petros e pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar – PREVIC.

4) Quem pode se inscrever como participante no ADUANAprev?
Somente os Despachantes Aduaneiros associados ao SDAMG. Se você desejar aderir ao ADUANAprev e ainda não for sindicalizado, primeiro deverá fazê-lo.

Para associar-se ao SDAMG, compareça nos endereços abaixo:

Rua Pernambuco, 1002 – sl. 601 – Savassi – Belo Horizonte – MG - CEP 30130-151

Tel.: (31) 3261 8282 / sdamg@sdamg.com.br

Se preferir obtenha mais informações nos sites:
www.sdamg.com

5) Já sou associado ao SDAMG. O que devo fazer para me inscrever no ADUANAprev?
Você tem as seguintes opções:

a) Pela Internet:

Clique aqui e depois siga os seguintes passos:

- Preencha os formulários no próprio site e imprima-os.
- Assine os documentos com os seus dados já preenchidos.
- Remeta-os para a Petros: Rua do Ouvidor 98, CEP: 20040-030 – Rio de Janeiro – RJ. Ou para as sedes do SDAMG.

b) Pelo telefone da Petros: 0800 025 35 45, das 8 às 19h.

6) Que documento formaliza a minha inscrição no ADUANAprev?
O Pedido de Inscrição e quando a sua inscrição for formalizada, você receberá em sua residência o Certificado de Adesão ao Plano que contém o número de sua inscrição. Além disso, você também receberá um kit de boas-vindas ao ADUANAprev, contendo um Regulamento e um Guia Explicativo.

7) Como funciona o ADUANAprev?
Mensalmente, o participante contribui por conta própria para formar um fundo que é investido em aplicações financeiras até a aposentadoria. O valor das contribuições é pré-fixado, mas pode ser alterado duas vezes ao ano, em janeiro e julho. A renda que o Participante vai receber no futuro dependerá do saldo acumulado ao longo dos anos e da rentabilidade obtida com a aplicação destes recursos. Por isso, quanto maior o tempo e o valor da contribuição, maior será o valor do saldo e, conseqüentemente, da renda na aposentadoria.

8) Quem é responsável pela administração do ADUANAprev?
A responsabilidade pela administração do ADUANAprev é da Petros, uma instituição sólida, que atua desde 1970 no mercado de previdência complementar para empresas e que, a partir de agora, também faz a gestão de planos para sindicatos, associações, conselhos de classe e cooperativas .

9) Quais as vantagens de se inscrever no ADUANAprev?
Como todos sabem e a imprensa vem amplamente divulgando, cada dia mais os recursos do INSS estão se tornando insuficientes para garantir o padrão de vida dos trabalhadores brasileiros. Ao aderir a um plano de previdência complementar, você reforça a sua segurança e a de seus dependentes no futuro, quando estiver aposentado. Além disso, no ADUANAprev você ganha em rentabilidade e paga menores taxas do que se fizesse um plano individual, como um PGBL. Há ainda vantagens fiscais.

10) O Participante do ADUANAprev tem desconto no Imposto de Renda?
Conforme Decreto nº 3.000, artigo 74, de 26 de março de 1999, as contribuições realizadas para a Previdência Complementar podem ser deduzidas do Imposto de Renda, até o limite de 12% do total dos rendimentos anuais. A dedução é aplicada anualmente, no momento da declaração do Imposto de Renda à Receita Federal. 

11) Quais os benefícios do ADUANAprev?
Os benefícios do ADUANAprev para os Participantes são:

- Renda de Aposentadoria Normal
- Renda Proporcional Diferida
- Abono por Invalidez Permanente

E para os Beneficiários são:

- Renda de Pensão por Morte de Participante Assistido
- Abono por Morte

12) Qual a idade mínima para receber a renda de aposentadoria?
A renda de aposentadoria pode ser recebida a partir dos 60 anos de idade. No entanto, a renda pode ser requerida na forma antecipada a partir dos 55 anos.

13) Existe alguma outra condição para o recebimento da renda?
Tanto na renda de aposentadoria normal como na antecipada, o Participante deve estar contribuindo para o Plano há pelo menos 5 anos.

14) Qual o valor das Rendas de Aposentadoria?
O valor das Rendas de Aposentadoria Normal e Proporcional Diferida depende das suas contribuições para o Plano ao longo dos anos e da rentabilidade das aplicações. Se, ao se aposentar, o Participante optar pela renda com prazo indeterminado, o benefício será calculado atuarialmente, considerando o saldo na Conta de Benefício Concedido, a sua idade e a idade de seus Beneficiários. Se optar pela renda com prazo determinado, o benefício será calculado em função do saldo da Conta de Aposentadoria e do prazo escolhido para receber o benefício. Esse prazo poderá ser de 5, 10, 15, 20 ou 25 anos.

15) Por quanto tempo receberei a renda de aposentadoria?
Você escolhe em quanto tempo deseja receber o seu benefício. Existe a renda por prazo indeterminado que é calculada atuarialmente com base no saldo de conta e na expectativa de vida do Participante e de seus Beneficiários. E há também a renda com prazo certo em que o Participante recebe o benefício pelo prazo que escolher, o que poderá ser em 5, 10, 15, 20 ou 25 anos.

16)  É possível resgatar tudo o que acumulei de uma só vez?
Sim. Após 36 meses de vinculação ao Plano, você terá direito ao resgate total, desde que não esteja recebendo benefício do ADUANAPREV e venha a solicitar o seu desligamento do Plano.
 
Poderão ser resgatados os saldos da sua Conta Pessoal, da Conta de Recursos do Empregador e da Conta de Recursos Portados. Esse resgate poderá ser feito de uma só vez ou em até 12 parcelas.
 
A solicitação de cancelamento da inscrição no Plano ADUANAPREV deverá ser feita por escrito e assinada.

17) O que acontece em caso de falecimento do Participante?
Se o participante não recebia benefício de aposentadoria do ADUANAprev, os seus beneficiários receberão um abono, de uma só vez, correspondente a tudo o que o Participante tinha acumulado no Plano, acrescido dos rendimentos. Se o participante já recebia benefício do Plano, os seus Beneficiários receberão uma renda que poderá ser paga por prazo indeterminado ou até o término do prazo escolhido pelo Participante, conforme a opção feita para recebimento da renda de aposentadoria.

18) Quem pode ser meu Beneficiário?
Seus dependentes, desde que se enquadrem em uma das seguintes classes, definidas pela legislação da Previdência Social:

1) o cônjuge, a companheira ou o companheiro e o filho não emancipado, menor de 21 anos ou inválido, inclusive o enteado ou o menor tutelado;
2) os pais;
3) o irmão não emancipado, menor de 21 anos ou inválido.
A existência de dependentes em uma das classes definidas acima exclui o direito das classes seguintes. Na ausência de Beneficiários, os herdeiros legais recebem os direitos assegurados pelo Plano.

19) O valor da renda de aposentadoria é reajustado?
Sim, porque os recursos do Plano são constantemente reinvestidos. No caso da renda por prazo indeterminado, haverá um recálculo anual (em julho), em função da idade do Participante e dos Beneficiários e do saldo remanescente na Conta de Benefício Concedido.

Já na renda por prazo determinado, o benefício poderá ser recalculado de duas maneiras distintas, de acordo com a opção do Participante. Se o benefício for estipulado “em moeda corrente”, o reajuste será anual (em julho) com base do saldo remanescente na Conta de Benefício Concedido, na taxa de juros estabelecida e no prazo de recebimento remanescente em relação ao escolhido pelo Participante. Se for estipulado “em cotas”, o benefício será atualizado mensalmente, pela variação da cota representativa do ADUANAprev.

20) Quais as condições para requerimento dos benefícios ou institutos referentes ao ADUANAprev?
- Resgate: estar no Plano há 6 meses.
- Renda de Aposentadoria Normal: estar no Plano há 5 anos e ter a idade de 60 anos. Pode ser requerida aos 55 anos, sob a forma antecipada.
- Renda de Aposentadoria Antecipada: estar no Plano há 5 anos e ter a idade de 55 anos.
- Renda Proporcional Diferida: ter 60 anos de idade ou 55 sob a forma antecipada.
- Portabilidade: estar no Plano há 18 meses.

21) Como simular o valor das contribuições e o valor do benefício no futuro?
Clique aqui para acessar o Simulador do ADUANAprev e assim ter uma noção dos valores de contribuição e de benefícios. (link para o Simulador, no hotsite ADUANAprev)

22) É possível transferir recursos de um plano individual, como por exemplo um PGBL, para o Plano ADUANAprev?
Sim. Isso é possível através da Portabilidade, que permite ao Participante transferir saldos entre diferentes Planos de Previdência sem incidência de quaisquer tributações.

23) Quanto pagarei mensalmente no ADUANAprev?
O valor das contribuições ordinárias é escolhido pelo próprio Participante, não podendo ser inferior a 50% do Valor Mínimo de Referência - VMR, ou seja a R$ 91,96. Essas contribuições são feitas mensalmente.

24) É possível alterar o valor das contribuições?
Sim. Ao entrar para o Plano, você definirá com quanto contribuirá mês a mês. Esse valor poderá ser revisto nos meses de janeiro e julho. É importante fazer simulações para ver quanto será a sua renda no futuro. Isso porque a sua renda dependerá do valor que você depositar no Plano. Quanto mais você conseguir acumular, melhor. Clique aqui para acessar o Simulador do Plano ADUANAprev. Você poderá verificar como a renda do Participante pode aumentar no futuro, se ele contribuir com valores maiores.

25) Qual o valor da taxa de administração cobrada pela Petros?
Para administrar o ADUANAprev, a Petros cobra uma taxa de 4% sobre o valor das contribuições feitas para o Plano.

26) São permitidas contribuições extras?
Sim. Sempre que desejar, o Participante poderá fazer contribuições extras para aumentar o seu patrimônio acumulado no ADUANAprev. As contribuições extras podem ser Variáveis ou Esporádicas. Em ambos os casos, são opcionais e o seu valor é livremente escolhido pelo Participante. A diferença é que, no caso das variáveis, o pagamento é feito mensalmente. Já as esporádicas podem ser realizadas a qualquer momento, de acordo com a conveniência do Participante.

27) É possível suspender o pagamento das contribuições para o Plano, sem cancelar a minha inscrição?
Sim, desde que o Participante já tenha contribuído para o ADUANAprev por, no mínimo, 6 meses, e solicite a suspensão por escrito à Petros. O prazo máximo para essa suspensão é de 6 meses. No entanto, durante a suspensão do pagamento das contribuições, a taxa de administração deverá ser paga pelo Participante.

28) O que acontece se o Participante deixar de pagar as suas contribuições?
Se deixar de contribuir por 3 meses consecutivos e, após 2 notificações não saldar os débitos num prazo de 30 dias, o Participante terá sua inscrição no Plano automaticamente cancelada.

29) O SDAMG poderá fazer contribuições para os seus associados?
Sim. Por meio de um contrato específico, o Instituidor pode fazer contribuições eventuais para seus associados que sejam Participantes do ADUANAprev. Esses recursos serão alocados, em nome de cada um, na Conta de Contribuições do Instituidor, e também contribuirão para formar um benefício no futuro.

30) Como acompanhar o saldo acumulado em minha conta no ADUANAprev?
Periodicamente, você receberá em sua residência um extrato com informações sobre as suas contribuições e os rendimentos obtidos com as aplicações financeiras.

31) Os investimentos dos recursos do Plano são acompanhados pelo SDAMG?
O Comitê Gestor do ADUANAprev, do qual participam representantes do SDAMG e da Petros, acompanha as aplicações feitas com os recursos do Plano. Além disso, os critérios para as aplicações são regulamentados pelo Conselho Monetário Nacional e fiscalizados pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar – PREVIC. Para mais informações, clique aqui.

32) Se eu me desvincular do SDAMG, posso continuar no ADUANAprev?
Sim, você tem as seguintes alternativas:

• Tornar-se um Participante Mantido e continuar no Plano, pagando normalmente as suas contribuições.

• Tornar-se um Participante Remido, caso esteja inscrito no Plano há, no mínimo, 6 meses. Assim, não há mais contribuição para o Plano e o participante continua pagando apenas a taxa de administração à Petros. As contribuições já realizadas ficarão rendendo até o momento do requerimento do benefício, o que poderá ser feito após os 60 anos de idade ou a partir dos 55, sob a forma antecipada.

33) Se resolver sair do ADUANAprev, posso resgatar todo o saldo acumulado?
Sim, mas para isso você deve estar há pelo menos 6 meses no Plano. Você pode resgatar o que acumulou no Plano de uma só vez ou fazê-lo em até 12 vezes, conforme a sua escolha.

Em caso de falecimento do Participante que optou por este parcelamento, os seus Beneficiários receberão o saldo restante em uma única parcela. Se o SDAMG tiver feito contribuições para o ADUANAprev, em seu nome, você também poderá resgatar esse montante. O mesmo não ocorre com os recursos portados de outros planos de benefícios, administrados por entidades fechadas de previdência. Estes não poderão ser resgatados, apenas portados novamente para um outro plano.

Você também pode optar pela Portabilidade, através da qual poderá transferir os seus recursos para um outro plano de previdência complementar sem pagar Imposto de Renda. A carência para a Portabilidade também é de 18 meses.

Lembramos que a solicitação de cancelamento da inscrição no Plano deverá ser feita por escrito e assinada.

34) É possível fazer resgates parciais, sem se desligar do Plano?
Sim, após 36 meses de vinculação ao Plano, é possível resgatar as seguintes parcelas, a critério do Participante, sem a necessidade de se desligar:

• Até 100% do Saldo da Conta de Recursos Portados, com os recursos acumulados tanto em entidades abertas quanto fechadas. 

• Até 100% do Saldo da Conta Pessoal correspondente às contribuições esporádicas realizadas pelo Participante.

• Até 20% do saldo da Conta Pessoal correspondente às contribuições ordinárias realizadas pelo Participante. Nesse caso, um novo resgate parcial só será possível após 24 meses.  

35) Se eu cancelar a minha inscrição, poderei ingressar novamente no Plano?

Esta possibilidade existe, mas é necessário que o ex-participante esteja vinculado ao SDAMG quando decidir reingressar no Plano.

36) Como obter mais informações sobre o ADUANAprev ou sobre a Petros?
Ligue para 0800 025 35 45 ou acesse:

www.petros.com.br

www.sdamg.com

 

 

 

 



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