Loading...
Skip to content
Serviços / Pensionistas / Passo a passo
Pensionistas - Passo a passo

A perda de um parente é sempre um momento difícil. Para auxiliar os beneficiários de participantes dos três maiores planos da Petros (PPSP-R, PPSP-NR e PP-2), a Fundação criou um passo a passo sobre como solicitar o adiantamento para despesas com funeral, o pecúlio e a pensão por morte. Para informações sobre os demais planos oferecidos pela Petros ou em caso de dúvidas sobre o nome do plano do seu familiar, entre em contato com a Central de Relacionamento (0800 025 35 45), de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h. Para agilizar o atendimento, tenha em mãos o CPF ou a matrícula Petros do participante e a certidão de óbito.

Programa funeral*

A Petros oferece para os planos de benefício definido um adiantamento para despesas com funeral. A Fundação não assume os gastos com o sepultamento, mas adianta o pagamento à funerária e, posteriormente, cobra o valor dos dependentes do participante falecido, descontando do pecúlio por morte. Clique aqui para saber como utilizar o adiantamento para despesas com funeral. 

Clique aqui para acessar a relação de funerárias conveniadas por estado ou ligue para a Central de Relacionamento (0800 025 35 45).

*Disponível apenas para beneficiários dos planos PPSP-R, PPSP-NR, Petros Ultrafértil, Petros Lanxess e Petros Nitriflex.

Como solicitar o pecúlio por morte

O pecúlio por morte é um valor em dinheiro pago de uma única vez aos beneficiários ou designados após a morte do participante. Seu pagamento independe da concessão de pensão por morte pelo INSS. Por isso, pode ser solicitado à Petros logo após o falecimento do participante.

Se o participante morrer na condição de ativo, seus beneficiários ou designados devem entrar em contato com o representante Petros na patrocinadora para dar entrada no pecúlio. Se o falecimento for de um participante aposentado, o contato deve ser feito diretamente com a Petros.

A documentação para a concessão do pecúlio morte varia de acordo com o plano do participante e em função de quem receberá o dinheiro. Por isso, listamos a documentação mínima necessária. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Central de Relacionamento (0800 025 35 45).

PPSP-R, PPSP-NR e outros planos BD

O valor do pecúlio no caso de participante que morre na condição de ativo é o maior entre 15 salários básicos e 15 vezes 60% da média salarial dos últimos 60 meses. Em caso de morte por acidente de trabalho, o valor do pecúlio será dobrado. No caso de aposentado, o valor do pecúlio é de 15 vezes 60% da renda global (Petros + INSS).

  • 1ª classe: cônjuge, desde que não divorciado, desquitado ou separado por sentença judicial, salvo, em qualquer desses casos, quando esteja recebendo pensão alimentícia; os filhos menores de 21 anos e inválidos; a companheira ou companheiro reconhecido;
  • 2ª classe: filhos maiores de 21 anos;
  • 3ª classe: pais;
  • 4ª classe: qualquer pessoa designada em formulário específico.

Documentação mínima* para solicitação do pecúlio:

Para todas as classes: certidão de óbito, carteira de identidade, CPF, comprovante bancário
Para filhos menores de 18 anos: certidão de nascimento
Para filho maior e inválido: documento judicial ou carta de concessão do INSS caracterizando invalidez permanente
Para cônjuge: certidão de casamento extraída pós-óbito
Para ex-cônjuge com pensão judicial: documento judicial que comprove que ex-cônjuge era beneficiário de pensão alimentícia e certidão de casamento com averbação da separação ou do divórcio 
Para ex-companheiro com pensão judicial: documento judicial que comprove que ex-companheiro era beneficiário de pensão alimentícia
Para companheiro sem filho com o participante: comprovantes de coabitação dos 24 meses anteriores ao mês do óbito
Para companheiro com filho com o participante: comprovantes de coabitação dos dois meses anteriores ao mês do óbito; certidão de nascimento ou carteira de identidade para comprovação de filiação do dependente com o participante morto
Para classes 2, 3 ou 4: certidão de óbito dos beneficiários das classes anteriores à qual o requerente pertence; declaração de classe preferencial, fornecida pela Petros, e cópia da identidade de testemunhas sem grau de parentesco

PP-2

No PP-2, o pecúlio por morte é pago a pessoas designadas pelo participante. O participante pode indicar qualquer pessoa física, sem exigência de grau de parentesco. Caso não haja designado para receber o pecúlio, o valor será pago aos beneficiários inscritos no plano, mesmo que não tenham sido designados para este benefício.

O valor do pecúlio é de 10 vezes o salário de benefício do participante, limitado a 600 VRP. O valor da VRP é atualizado anualmente em junho. Até maio de 2018, correspondia a R$ 295,93. Este valor pode ser rateado entre os designados nas proporções determinadas pelo participante ou em partes iguais, se o rateio não tiver sido previamente especificado.

Os documentos necessários para requerer o pecúlio são: certidão de óbito, carteira de identidade e CPF dos designados e comprovante de dados bancários dos designados.

Como solicitar a pensão por morte

A pensão por morte só pode ser solicitada à Petros depois da concessão da pensão pelo INSS. Em geral, o beneficiado cadastrado na Petros é o mesmo reconhecido pelo INSS. No caso do PP-2, para receber pensão por morte, o beneficiário deve ter sido inscrito no plano como tal pelo participante.

Documentação mínima* para solicitação de pensão por morte:

  • Carta de concessão de pensão por morte do INSS
  • Memória de Cálculo do INSS
  • Certidão PIS/Pasep
  • Identidade do beneficiário
  • CPF do beneficiário
  • Comprovante de dados bancários do beneficiário, que deve ser o titular da conta

*Outros documentos podem ser solicitados pela Petros. Para mais informações, ligue para a Central de Relacionamento (0800 025 35 45).

 

Fundação Petrobras de Seguridade Social - Petros - CNPJ 34.053.942/0001-50

 Rua do Ouvidor, 98, Centro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil CEP 20040-030

 Central de Relacionamento: 0800 025 35 45 (dias úteis das 8h às 19h)

 Envie um e-mail