Loading...
Skip to content
Serviços / Imposto de Renda
Imposto de Renda

 

Desde 2019, os informes de Rendimentos, Contribuições e Empréstimos não são enviados pelos Correios. São encaminhados por e-mail e estarão disponíveis no aplicativo e na Área do Participante aqui no Portal Petros. No app, os dados estão em Informe Anual de Imposto de Renda, na tela inicial. 

Confira, a seguir, as principais informações que o participante da Petros precisa para declarar seu plano no Imposto de Renda.

 

  • Participantes ativos

    A Petros disponibiliza dois documentos para a elaboração da Declaração Anual do Imposto de Renda dos participantes ativos: o Informe de Contribuições e o Informe de Empréstimos. O primeiro registra as contribuições extras a planos patrocinados e as contribuições regulares e esporádicas de participantes de planos instituídos e de participantes autopatrocinados e remidos. As contribuições regulares dos planos patrocinados constam do informe de rendimentos do patrocinador. No segundo documento, quem tem empréstimo com a Petros pode consultar o balanço de quanto foi depositado pela Fundação, quanto foi quitado ao longo do ano e o saldo devedor em 31 de dezembro.

    Clique aqui e confira na Área do Participante seu informe.

    Confira abaixo uma lista de perguntas e respostas sobre as principais dúvidas que podem surgir na hora de participantes declararem o plano Petros no Imposto de Renda.

    1. Sou participante ativo da Petros. Tenho Informe de Rendimentos? Como recebo?
    O participante ativo de planos patrocinados - como PPSPs e PP-2 - não tem Informe de Rendimentos da Petros. O documento só é distribuído a aposentados e pensionistas, que recebem benefícios da Fundação.

    2. Como consigo as informações sobre contribuições feitas à Petros?
    As contribuições regulares - feitas mensalmente pelo participante ativo da Petros e descontadas no contracheque - são detalhadas no Informe de Rendimentos do seu empregador e patrocinador do plano e não são informadas pela Petros. Assim, nem todos os participantes ativos da Fundação recebem informes de contribuições para o Imposto de Renda.

    Caso faça contribuições esporádicas ao longo do ano – adicionais ao desconto mensal automático no contracheque -, o participante de um plano patrocinado também terá um Informe de Contribuição da própria Petros, com esses valores detalhados.

    No caso de participantes de planos instituídos (ligados a conselhos de classe, associações e sindicatos) e de participantes autopatrocinados e remidos – que fazem pagamentos à Petros por boleto bancário -, a Petros disponibiliza um informe de contribuições que inclui os pagamentos regulares (mensais) e os esporádicos.

    Desde 2019, os informes de contribuições – para participantes patrocinados que fizeram contribuições esporádicas e para participantes autopatrocinados e remidos - não são enviados pelos Correios. São encaminhados para o e-mail cadastrado do participante e ficam disponíveis no Portal Petros e no aplicativo.

    As informações sobre as contribuições feitas à Petros aparecem na ficha “Contribuição à previdência privada e ao Fundo de Aposentadoria Programada Individual (FAPI)” do formulário do Imposto do Renda da Petros e devem ser incluídas na declaração no campo de Pagamentos Efetuados.

    3. Estou pagando contribuições extraordinárias para o equacionamento do meu plano. Posso deduzir esses valores no Imposto de Renda?
    O entendimento da Receita Federal é que essas contribuições extraordinárias não podem ser deduzidas no Imposto de Renda. Embora as contribuições para a previdência complementar possam ser abatidas da base de cálculo do imposto, na Solução de Consulta nº 354, publicada no