???af_document.LABEL_SPLASH_SCREEN???
???af_document.LABEL_SKIP_LINK_TEXT???
Serviços / Requerimento de aposentadoria
Requerimento de aposentadoria

As regras de solicitação de aposentadoria variam de acordo com o regulamento do plano. Neste espaço, reunimos os documentos necessários para aposentadoria normal e antecipada dos cinco maiores planos da Petros (PPSP-R, PPSP-R Pré-70, PPSP-NR, PPSP-NR Pré-70 e PP-2), que podem ser enviados pela Área do Participante aqui no Portal Petros, e também dos outros três planos de Benefício Definido — Lanxess, Nitriflex/Lanxess e Ultrafértil —, cuja documentação deve ser encaminhada à sede da Petros (Rua do Ouvidor, 98 – Centro – Rio de Janeiro/RJ – Cep: 20040-030) ou entregue pessoalmente no atendimento presencial, com hora marcada, no Rio de Janeiro ou em Salvador.

Fique atento para preencher os formulários em letra de forma e sem rasuras, com data e assinatura.

Em caso de aposentadoria por invalidez ou se você é participante de outro plano, acesse a Área do Participante ou entre em contato com a Central de Relacionamento (0800 025 35 45).

PPSP-R, PPSP-R Pré-70, PPSP-NR e PPSP-NR Pré 70

Aposentadoria

Para requerer sua aposentadoria, é preciso acessar a Área do Participante e clicar em “Pedido de concessão de aposentadoria”, no item “Autoatendimento”, do menu lateral. Separe cada documento, escaneie ou fotografe — desde que a imagem tenha boa qualidade —, e depois anexe os arquivos, no formato JPEG, PDF ou TIFF. Ao preencher cada formulário, leia com atenção as orientações e exigências descritas. É preciso ter uma conta ativa no banco Santander e encaminhar os seguintes documentos:

  • Pedido de Suplementação do Benefício assinado e datado. Se você é da Petrobras e da BR Distribuidora, clique aqui. Para quem é da Petros, confira aqui o formulário.
    A data do documento deve ser o dia seguinte do desligamento da empresa patrocinadora.
  • Formulário de atualização de dependentes assinado;
  • Carta de concessão da aposentadoria do INSS com o Tempo de Vinculação Previdenciária (TVP) completo e extrato de pagamento ou Histórico de Créditos (Hiscre) atualizado, se a carta tiver mais de 60 dias. No caso de uso do Hiscre, é preciso apresentar, ainda, os documentos Dados Básicos da Concessão (Conbas) e Informações do Benefício (Infben);
  • Rescisão do contrato de trabalho com a patrocinadora (RCT ou cópia da carteira de trabalho com as informações sobre o desligamento);
  • Ficha de registro de empregado atualizada (FRE);
  • Identidade;
  • CPF;
  • Comprovante bancário do Santander (cópia do cartão, do talão de cheque ou extrato bancário);
  • No caso de representante legal, será necessária documentação que qualifique o requerente, como procuração ou termo de curatela.
  • Formulário Designação de Beneficiários para Fins de Pecúlio por Morte, com assinatura do participante ou do representante legal.
  • No caso de rep