Loading...
Skip to content
Domingo, 19 de Novembro de 2017
PETROS - A sua tranquilidade é a nossa marca.
Responsabilidade Social

 

Historicamente, desempenhamos um importante papel na disseminação da responsabilidade social entre as entidades fechadas de previdência complementar. Em 2004, participamos da elaboração dos Princípios de Investimentos Socialmente Responsáveis para Fundos de Pensão, iniciativa capitaneada pela Associação Brasileira de Entidades de Previdência Complementar (Abrapp), em parceria com o Instituto Ethos.

Neste mesmo ano, adotamos nossas próprias Diretrizes e Políticas de Responsabilidade Social, ação pioneira entre os fundos de pensão. O documento estabelece princípios que devem estar presentes em todas as esferas de nossa atuação e relacionamento. Nosso modelo de gestão é construído com bases em relações éticas, transparentes, solidárias e obedecem a oito princípios gerais: 
             
»  Respeito à Declaração Universal dos Direitos do Homem, da Organização das Nações Unidas;
» Transparência ao cumprir atribuições e finalidades e nas relações pessoais e institucionais; 
» Ética, conforme os princípios estabelecidos no  Código de Conduta e Ética da Petros.
» Respeito e incentivo à convivência democrática nas diversas instâncias de atuação; 
» Equidade, justiça e respeito à legislação vigente nas relações de trabalho;
» Rejeição às formas de trabalho escravo e infantil; 
» Rejeição à discriminação e à exclusão social; 
» Sustentabilidade ambiental. 
             

» Equidade de Gênero Raça e Diversidade

Selo Pró Equidade de Gênero 5ª Edição

Temos como princípio promover a igualdade dentro do ambiente de trabalho. Somos engajados no desafio de valorizar a diversidade e eliminar a discriminação de gênero e de raça, seja no acesso, na remuneração, na ascensão ou na permanência no emprego.

Para valorizar e dar mais visibilidade às diversas ações de responsabilidade social, realizadas até então de forma isolada, aderimos ao Programa Pró Equidade de Gênero e Raça, da Secretaria de Políticas para Mulheres do Governo Federal. Assim, em 2009, a Petros se tornou o primeiro fundo de pensão a receber o Selo Pró-Equidade de Gênero, um atestado de reconhecimento para a efetividade das ações realizadas dentro do programa.

A adesão nos anos seguintes resultou na conquista de mais três selos nas edições de 2011, 2013 e 2015. Mais importante do que receber a distinção, no entanto, é a possibilidade de o programa fortalecer a cultura da equidade na Fundação.

Hoje, o quadro próprio de empregados da Petros conta com mais mulheres do que homens, e elas ocupam metade dos cargos gerenciais. Isso ocorre porque desenvolvemos iniciativas importantes no que diz respeito à permanência delas no mercado como, por exemplo, o programa Mamãe, Papai e Bebê, que concede licença maternidade de 180 dias, e se estende aos homens, com a licença paternidade de 10 dias. Também fazem parte do programa o abono para acompanhamento de consultas médicas no primeiro ano de vida da criança, a sala de aleitamento materno para as lactantes, o acesso a cursos de preparação para pais, entre outros benefícios.


»
Princípios para Investimento Responsável - PRI

             
A Petros é signatária do PRI (Principles for Responsible Investment), organização norte-americana que contribui para um sistema financeiro global mais sustentável. O PRI estabelece um conjunto de princípios que os gestores de recursos devem verificar em seus investimentos, levando em consideração aspectos ambientais, sociais, de governança entre outros. Com cerca de mil signatários no mundo inteiro, o PRI reúne empresas que também se comprometem a desenvolver normas para regular os direitos dos acionistas.

Para ser signatária do PRI, seguimos seis princípios:          

» Incluir as questões ambientais, sociais e de governança nas análises de investimento e nos processos de tomada de decisão;
» Atuar como proprietários ativos e incorporadores dos temas ambientais, sociais e de governança nas políticas e práticas de manutenção de ativos;
» Buscar a transparência adequada nas empresas investidas quanto às questões ambientais, sociais e de governança;
» Promover a aceitação e a implementação dos princípios pelos investidores institucionais;
» Reforçar nossa eficiência na implementação dos PRI;
» Divulgar nossas atividades e progressos em relação à implementação dos PRI.


 Assista ao vídeo sobre o PRI e Investimentos Sustentáveis


» Empresa Cidadã

Em 2016, fizemos parte de um seleto grupo que reúne 61 empresas que receberam o Certificado Empresa Cidadã, do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro (CRC-RJ). O prêmio é um reconhecimento da entidade em relação à transparência e à qualidade do nosso relatório anual, balanço social e demonstrações contábeis de 2014. A distinção reafirma o compromisso da Petros com a transparência e a eficiência na prestação de contas aos seus participantes, patrocinadoras e instituidores.
              

 

 

 

Com a palavra a Petros
Relacionamento

Central de Relacionamento

0800 025 35 45

dias úteis das 8h às 19h

Serviços automatizados 24h


Atendimento Presencial  

Rio de Janeiro - Salvador 

Santos - Aracaju

dias úteis das 8h às 17h


Fale Conosco - via e-mail


Atendimento Online - chat 

dias úteis - das 8h às 17h

Banner Petros 2 - PP2

Previdência Associativa
logo_p_aduanaprevlogo_p_anaparprevlogo_p_craprevlogo_p_crcprevlogo_p_croprevlogo_p_culturaprevlogo_p_fenajprevlogo_p_ibaprevlogo_p_prevestatlogo_p_previcontaslogo_p_previtalialogo_p_simeprevlogo_p_sinmed
Banner Previc


Fundação Petrobras de Seguridade Social - Petros - Rua do Ouvidor, 98 CEP: 20040-030 - CNPJ 34.053.942/0001-50 - Copyright © 1998 - 2013. Todos os direitos reservados.