As Políticas de Investimentos são um manual elaborado anualmente, que norteia os investimentos da Fundação por um período de cinco anos, considerando-se as características de cada plano de previdência, bem como o cenário econômico e os critérios de exposição a risco e rentabilidade. O documento define como a Petros aplicará o dinheiro das contribuições dos participantes para assegurar o pagamento de todos os benefícios.
Políticas de Investimentos 2019 - 2023
(Publicado em janeiro de 2019)
O Conselho Deliberativo aprovou, em 12/12/2018, as Políticas de Investimentos dos Planos Administrados pela Petros para o período de 2019 a 2023. O documento está disponível na Área do Participante do Portal Petros. Para conferir uma versão resumida, clique aqui.
Administrador Estatutário Tecnicamente Qualificado (AETQ)
O administrador estatutário tecnicamente qualificado é o responsável civil, criminal e administrativo pela gestão, alocação, supervisão, controle de risco e acompanhamento dos recursos garantidores dos planos de benefícios das entidades fechadas de previdência complementar, bem como pela prestação de informações relativas à aplicação desses recursos.
Em atendimento à Lei Complementar nº 109, de 2001, a Petros tem como AETQ o diretor de Investimentos, responsável pela gestão dos recursos dos planos administrados pela Fundação, independentemente da responsabilidade solidária dos demais administradores.