Loading...
Skip to content
Governança / Gestão de Riscos, Controles Internos e Compliance
Gestão de Riscos, Controles Internos e Compliance

A gestão de riscos é uma das prioridades da Petros, sendo a sua evolução fundamental para o fortalecimento da governança e a gestão dos nossos investimentos. Em 2021, aumentamos a robustez dos nossos controles, com uma ampla revisão da Política de Gestão de Riscos e Controles Internos, que estabelece os princípios que norteiam a estratégia no controle e gerenciamento dos riscos aos quais a Fundação está exposta. E, para 2022, projetamos um desafio ainda maior: conquistar a ISO 31.000, certificação internacional concedida a empresas que, comprovadamente, seguem as melhores práticas do mercado.

Para alcançar este objetivo, a Petros conta com áreas específicas e independentes, responsáveis por garantir a gestão dos riscos operacionais, riscos de fraudes e corrupção, riscos atuariais, riscos financeiros e de mercado, como limites de exposição ou concentração em determinados ativos ou setores da economia. Tais áreas são os setores de Gestão de Riscos, de Controles Internos e de Compliance.

Dentre as principais atividades dessas áreas está o monitoramento dos riscos estratégicos e operacionais por meio de matrizes de riscos específicas, autoavaliações e testes de eficiência e eficácia dos controles, que são acompanhados em conjunto com as áreas de negócios da Fundação. Este acompanhamento envolve ainda os planos de ações emitidos pelas auditorias interna e externa, as simulações de ALM (gestão integrada de ativos e passivos), com análises de eventuais descasamentos entre obrigações a pagar (passivo) e vencimentos dos investimentos e valores a receber (montantes, prazos ou indexadores), assim como a avaliação de aderência de novas legislações, em conformidade com as normas aplicáveis e atividades para mitigação de riscos de fraude, corrupção e lavagem de dinheiro.

O modelo de gestão de riscos da Petros é estruturado no conceito das Três Linhas, seguindo diretrizes estabelecidas pelo Instituto dos Auditores Internos (IIA). Além das áreas já citadas, que representam a 2ª linha, temos a 3ª linha de gestão representada pela Auditoria Interna, responsável por realizar trabalhos essenciais para monitoramento e prevenção de irregularidades e infrações, acompanhando, de forma independente, a governança e os controles internos, os riscos e o compliance.

A Petros possui ainda outras ferramentas de gestão, como o Manual de Alçadas e Competências, documento que define os limites de atuação de todas as áreas e suas competências, determinando os responsáveis por cada tomada de decisão em diferentes níveis hierárquicos.

Fundação Petrobras de Seguridade Social - Petros - CNPJ 34.053.942/0001-50

 Rua do Ouvidor, 98, Centro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil CEP 20040-030

 Central de Relacionamento: 0800 025 35 45 e 3529-5550 (ligações de celular) - dias úteis das 8h às 20h

 Envie um e-mail