Loading...
Skip to content
Governança / Ouvidoria e Canal de Denúncia
Ouvidoria

A Ouvidoria é um canal de comunicação que recebe e trata manifestações relacionadas à atuação da Petros, tanto do público interno como externo, com independência, isenção e confidencialidade, depois de um primeiro contato nos canais de atendimento da Petros. Por isso, no caso de uma primeira orientação ou solicitação de informação, procure a Central de Relacionamento (pelo telefone 0800 025 35 45 ou clique aqui).

Na Ouvidoria, você pode fazer reclamações, sugestões, elogios e pedidos de esclarecimentos sobre as atividades da Petros. Nosso papel é buscar, em parceria com todas as áreas da Fundação, soluções para as demandas, contribuindo para a melhoria dos processos internos, a transparência e as boas práticas de governança. Confira aqui os termos de uso do serviço.

Para entrar em contato com a Ouvidoria, clique abaixo em “Cadastrar manifestação”. O prazo para retorno do seu contato é de 12 dias consecutivos.

Se já enviou sua demanda, acompanhe o andamento do processo no link abaixo “Consultar manifestação”. Se precisar enviar documento ou informação adicional sobre uma demanda, entre primeiro em “Consultar manifestação” e depois clique em “Complementar” para encaminhar os esclarecimentos adicionais.

Para o caso de denúncias de fraude, corrupção e violência no trabalho, entre outras irregularidades que apontem violação de normas internas (como o Código de Conduta e Ética da Petros) ou externas (como leis ou normativos de órgão regulador), existe o Canal de Denúncia. É nessa ferramenta que devem ser feitos os registros desses casos: ela foi desenvolvida por uma empresa especializada e independente, em linha com as melhores práticas do mercado, garantindo anonimato e sigilo absolutos.

 

 

  • O que fazemos

    • Recebemos e tratamos manifestações, internas e externas, relacionadas à atuação da Petros;
    • Conduzimos levantamentos preliminares para a adequada compreensão dos fatos apresentados, mas não realizamos investigações (portanto, a qualidade das manifestações apresentadas para a Ouvidoria determina as possibilidades de tratamento e a sua adequada condução);
    • Encaminhamos as demandas para apuração e tratamento nas áreas responsáveis, guardando a confidencialidade e o sigilo necessários, conforme o caso;
    • Identificamos alternativas, quando cabível para a solução das demandas;
    • Acompanhamos e informamos os andamentos das demandas e seus resultados;
    • Recomendamos ações para a melhoria da gestão e dos processos internos.

     

  • O que não fazemos

    • Não substituímos os canais de atendimento responsáveis pela primeira orientação ou resposta a pedidos de informações, como a Central de Relacionamento;
    • Não tratamos demandas sobre questões privadas nem pessoais, sem relação com a atuação da Petros;
    • Não modificamos normas internas nem decidimos pelas áreas da Petros, porém apontamos para a oportunidade de melhorias, conforme o caso;
    • Não tratamos manifestações com linguagem imprópria;
    • Não aplicamos punições ou sanções de nenhuma espécie e circunstância;
    • Não tratamos de demandas que estejam na esfera judicial.

     

 

Canal de Denúncia

O Canal de Denúncia é uma ferramenta criada para registro de suspeitas de fraude, corrupção, lavagem de dinheiro e violência no trabalho, entre outras irregularidades, tanto para o público interno quanto o externo. O serviço garante anonimato e sigilo absolutos, pois foi desenvolvido por uma empresa especializada e independente. Recebe relatos que apontem violação de normas internas, como o Código de Condutas e Éticas da Petros, ou externas, como leis ou normativos de órgãos reguladores, que depois são encaminhados à Ouvidoria para que esta providencie o tratamento adequado.


 

Fundação Petrobras de Seguridade Social - Petros - CNPJ 34.053.942/0001-50

 Rua do Ouvidor, 98, Centro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil CEP 20040-030

 Central de Relacionamento: 0800 025 35 45 (dias úteis das 8h às 19h)

 Envie um e-mail