Loading...
Skip to content
Governança / Comitês de assessoramento
Comitês de assessoramento

A Petros conta com comitês para assessorar e apoiar o processo de tomada de decisão do Conselho Deliberativo. Estes comitês são essenciais para fortalecer a governança na Fundação. Conheça-os.

Comitê de Auditoria

Em cumprimento à Resolução 27/2017 do Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC), a Petros conta com um Comitê de Auditoria. Instalado em novembro de 2018, o Comitê de Auditoria tem a finalidade de assessorar o Conselho Deliberativo (CD), instância máxima de governança da Petros.

Entre suas principais atribuições estão a revisão das demonstrações contábeis; a avaliação da efetividade das auditorias independente e interna e da aceitação pela Petros de recomendações feitas pelos auditores independentes e pelos auditores internos ou as justificativas para não aceitação; a recomendação de correção ou aprimoramento de políticas, práticas e procedimentos; a avaliação e o monitoramento da qualidade e integridade dos processos de gerenciamento de riscos e dos controles internos.

Composto por um membro independente, um membro externo escolhido pelos conselheiros deliberativos que representam a patrocinadora e um membro externo indicado pelos conselheiros deliberativos que representam os participantes ativos e assistidos, o Comitê de Auditoria é vinculado diretamente ao CD. Seus membros têm mandato de três anos, contados a partir de sua posse, e podem ser reconduzidos mais uma vez ao cargo. Além das reuniões ordinárias e extraordinárias previstas, o comitê deve reunir-se, no mínimo, semestralmente com o Conselho Deliberativo, com a Auditoria Interna, com a Gerência de Gestão de Riscos e Conformidade e com a Auditoria Independente; e, no mínimo, anualmente, com o Conselho Fiscal. Clique aqui para acessar o Regimento Interno do Comitê de Auditoria.

Membros

  • Antônio Martiningo Filho (coordenador)
  • Evenilson de Jesus Balzer
  • Pedro Gauzisky de Araújo Figueredo

 

Comitê de Investimentos de Assessoramento ao Conselho Deliberativo

O Comitê de Investimentos de Assessoramento ao Conselho Deliberativo tem a meta de acompanhar, com base nas melhores práticas, o processo de investimento dos planos administrados pela Fundação, observadas a segurança, a rentabilidade, a solvência e a liquidez dos investimentos da Petros, de acordo com a legislação e as Políticas de Investimentos. Os integrantes do comitê devem ser certificados por meio de processo realizado por instituição autônoma reconhecida pela entidade fiscalizadora competente. Além das reuniões ordinárias e extraordinárias previstas, o grupo tem de se encontrar pelo menos uma vez por semestre com a Diretoria Executiva e uma vez ao ano com o Comitê de Investimentos da Petros (Comin).

O Comitê de Investimentos de Assessoramento ao CD tem três membros — um independente, um escolhido entre os conselheiros deliberativos de representação da patrocinadora e outro selecionado entre os conselheiros deliberativos de representação dos participantes ativos e assistidos. Todos têm mandato de três anos, sendo permitida uma recondução. Clique aqui para acessar o Regimento Interno do Comitê de Investimentos de Assessoramento ao CD.

Membros

  • Thomás Tosta de Sá (coordenador)
  • Gilmar Alanis
  • Norton Cardoso Almeida

 

Comitê de Seguridade de Assessoramento ao Conselho Deliberativo

O Comitê de Seguridade de Assessoramento ao Conselho Deliberativo tem o objetivo de auxiliar o órgão máximo de governança da Petros no acompanhamento do passivo atuarial e dos regulamentos dos planos administrados pela Fundação, com base nas melhores práticas de mercado para preservar a solvência e a perenidade dos planos. Os integrantes do comitê devem ter conhecimento comprovado na área de seguridade de entidade fechada de previdência complementar. Além das reuniões ordinárias e extraordinárias previstas, o grupo tem de se encontrar pelo menos uma vez por semestre com a Diretoria Executiva e uma vez ao ano com o Conselho Fiscal.

O comitê é composto por um membro independente, um escolhido entre os conselheiros deliberativos de representação da patrocinadora e outro escolhido entre os conselheiros deliberativos de representação dos participantes ativos e assistidos. Os três membros têm mandato de três anos, podendo ser reconduzidos ao cargo uma vez. Clique aqui para acessar o Regimento Interno do Comitê de Seguridade de Assessoramento ao CD.

Membros

  • Cleide Barbosa da Rocha (coordenadora)
  • Marco Aurélio da Cunha Monteiro Viana
  • Ronaldo Tedesco Vilardo

 

 

Fundação Petrobras de Seguridade Social - Petros - CNPJ 34.053.942/0001-50

 Rua do Ouvidor, 98, Centro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil CEP 20040-030

 Central de Relacionamento: 0800 025 35 45 (dias úteis das 8h às 19h)

 Envie um e-mail