Loading...
Skip to content
Atalhos / Educação Financeira
Educação financeira

Renda e despesa: você sabe identificá-las?

Educação financeira - Ícones diversos representando renda e despesa

Planejar o orçamento para manter as finanças em dia é essencial. Organização e controle de gastos são o caminho para conseguir o equilíbrio financeiro, necessário para todo cidadão, independentemente de quanto ganhe. O primeiro passo é identificar o que é receita e o que é despesa. 

Receita é tudo o que você ganha. Seu salário, a renda de um aluguel, o ganho com um trabalho extra, a aposentadoria. É o dinheiro que entra no seu orçamento. Na hora de contabilizar sua receita, é importante levar em consideração o ganho líquido, ou seja, o que sobra após descontos com Imposto de Renda, INSS e benefícios, como plano de saúde. Se você tem rendas variáveis, que podem ou não entrar num determinado mês, conte primeiramente com o dinheiro certo, o que é recebido mensalmente.

Já nos gastos está tudo o que você paga: aluguel, prestação de imóvel, condomínio, compras do mês, transporte, lazer, educação, serviços. As grandes despesas, como moradia, alimentação e transportes, são as que mais pesam na conta do mês. Mas os pequenos gastos não podem ser ignorados. De R$ 10 em R$ 10, as pequenas despesas podem gerar um impacto significativo no orçamento.

Para manter o equilíbrio financeiro, a despesa não pode superar a receita. Ou seja, não se deve gastar mais do que se ganha. E esta premissa serve para qualquer faixa salarial.

 

Leia também

Como acompanhar o orçamento mensal

Você conhece a Calculadora do Cidadão?

 

Fundação Petrobras de Seguridade Social - Petros - CNPJ 34.053.942/0001-50

 Rua do Ouvidor, 98, Centro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil CEP 20040-030

 Central de Relacionamento: 0800 025 35 45 (dias úteis das 8h às 19h)

 Envie um e-mail