Loading...
Skip to content
Atalhos / Educação Financeira
Educação financeira

O que é deflação e quais os seus efeitos?

Educação financeira deflação

A inflação é uma velha conhecida do brasileiro, mas você sabe o que é deflação? Em julho, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – o IPCA – foi negativo, em -0,68%, o menor percentual da série histórica iniciada em 1980, ou seja, o período registrou deflação.


Como a inflação, ou a deflação, é medida?

O IPCA é considerado o índice oficial de inflação, ou deflação, no país. Ele é elaborado pelo IBGE, que calcula a variação de preços ao consumidor de uma cesta de produtos e serviços, dentro de um determinado período. Se a variação de preços for positiva, existe a inflação. Se a variação for negativa, ocorre a deflação.

Quais preços são medidos?
Os produtos e serviços avaliados pelo IPCA estão divididos em nove grupos: alimentação e bebidas, habitação, artigos de residência, vestuário, transportes, saúde e cuidados pessoais, despesas pessoais, educação e comunicação.

Para o consumidor, a deflação é boa?
Em geral, sim, pois representa a queda dos preços de produtos e serviços. Ou seja, ocorre um aumento do poder de compra. Mas a deflação registrada em um período não indica, de fato, que os preços de todos os produtos e serviços diminuíram. O resultado de julho do IPCA, por exemplo, foi puxado para baixo pelo segmento de transportes, impactado pela redução do ICMS. Mas os segmentos de alimentos e bebidas e de despesas pessoais registraram altas.

E para a economia?
Depende. A deflação por um curto período pode não gerar impactos na economia, ou até trazer benefícios. Mas a deflação prolongada pode ser um sinal de crise. A queda generalizada de preços pode ser causada, por exemplo, pela falta de dinheiro dos consumidores para pagarem por produtos e serviços, forçando os comerciantes a reduzirem os valores cobrados.


 Leia mais sobre educação financeira e previdenciária 

Fundação Petrobras de Seguridade Social - Petros - CNPJ 34.053.942/0001-50

 Rua do Ouvidor, 98, Centro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil CEP 20040-030

 Central de Relacionamento: 0800 025 35 45 e 3529-5550 (ligações de celular) - dias úteis das 8h às 20h

 Envie um e-mail