Loading...
Skip to content
Atalhos / Educação Financeira
Educação financeira

Entenda como DDA e débito automático podem ajudar no planejamento financeiro

Educação financeira

Atire a primeira pedra quem nunca deixou de pagar uma conta no vencimento por puro esquecimento. Em meio a tantas preocupações da vida, muitas vezes acabamos atrasando o pagamento de boletos por desorganização ou esquecimento.
Para ajudar no controle das finanças, existem duas alternativas. O Débito Direto Autorizado (DDA) e o débito automático. No caso do DDA, o cadastro é feito diretamente no banco em que a pessoa tem conta, através de aplicativo, internet banking ou nos terminais de atendimento eletrônico das agências bancárias.

O débito automático é a opção mais conhecida. Neste caso, a pessoa geralmente cadastra na prestadora de serviço uma determinada conta, como a do celular ou de luz, por exemplo, para ser paga de forma automática todo mês. Após esse registro inicial, a autorização para a transação é feita de uma única vez - através de uma consulta feita pelo banco em que a pessoa tem conta -, e vale para os meses seguintes. Esta cobrança só é interrompida após contato com a instituição financeira.

Já no DDA, a pessoa se cadastra no banco e passa a ter acesso direto na sua conta a todos os boletos emitidos em seu nome e CPF. Assim, pode visualizar todos os pagamentos previstos, verificar se os valores estão corretos e autorizar o pagamento. Esta autorização para o pagamento precisa ser feita individualmente, a cada transação. É possível escolher a data a cada mês e conferir o saldo antes, evitando qualquer débito sem saldo em conta.

DDA e débito automático ajudam no pagamento de boletos da Petros

Tanto o DDA quanto o débito automático podem ser usados para o pagamento de cobranças da Petros, seja de contribuições mensais, esporádicas ou de empréstimos. No caso do DDA, todo o cadastro é feito diretamente com sua instituição financeira, através de aplicativo, internet banking e terminais de atendimento eletrônico nas agências. No débito automático, você deve informar sua intenção à Petros, informando os dados bancários para a cobrança.

O DDA pode ser registrado para pagar os boletos da Petros em qualquer banco com autorização do Banco Central para oferecer este serviço. No caso do débito automático, a Petros tem convênio com Santander, Bradesco e Itaú.
O DDA e o débito automático ajudam a manter as contribuições da Petros em dia, garantindo sua aposentadoria no futuro.

 

Leia