Loading...
Skip to content
Atalhos / Educação Financeira
Educação financeira

Filmes que inspiram e ensinam sobre o valor do dinheiro  

FILMES QUE INSPIRAM

Eterna fonte de inspiração para diferentes temas da vida cotidiana, o cinema também tem obras que abordam o verdadeiro valor do dinheiro. Por meio da ficção ou baseados em histórias reais, estes filmes mostram diferentes realidades e situações, das puramente cômicas às mais dramáticas. Prepare a pipoca e veja as recomendações que fizemos para você se divertir e aprender.

A felicidade não se compra (de Frank Capra, 1947)
Um clássico em preto e branco, que mostra a história de George, um homem generoso e honesto que se vê desesperado por dívidas com o homem mais rico da cidade e, por isso, pensa em se atirar de uma ponte. George recebe a ajuda de um anjo que demonstra, por episódios de seu passado, como seria o mundo sem ele, o que o convence sobre o que realmente vale na vida.

À procura da felicidade (de Gabriele Muccino, 2007)
Apesar de ser trabalhador, Chris Gardner tem um salário baixo e vive dificuldades financeiras que acabam por dividir a família: ele é abandonado pela esposa e passa a se responsabilizar sozinho pelo filho de cinco anos. Mas ele não desanima e busca aprender sobre vendas de ações como estagiário de uma corretora para conquistar melhores condições de vida. Neste período, ele e o filho moram nas ruas e enfrentam enormes desafios, sem nunca perder a determinação, o foco no trabalho e a esperança.

Quem quer ser um milionário? (Danny Boyle, 2008)
O jovem indiano Jamal Malik, órfão e criado em uma favela, surpreende a todos ao ter desempenho excelente em um programa de TV que paga altas quantias em dinheiro para quem acertar questões sobre conhecimentos gerais. Jamal usa sua experiência de vida para inferir as respostas certas, mas acaba investigado por quem suspeita que uma pessoa humilde possa ter tanto sucesso. Um drama comovente e inspirador.

Os delírios de consumo de Becky Bloom (P.J. Hogan, 2009)
Baseada no livro com o mesmo nome, essa comédia reflete o ditado: faça o que eu digo, mas não o que eu faço. Na profissão, a jornalista financeira Rebecca Bloom ensina as pessoas sobre como administrar o dinheiro, mas, na vida pessoal, ela é viciada em compras, gerando um caos financeiro. Morando em Nova York, uma das mecas do consumismo mundial, ela vive fugindo de seu gerente de banco para não pagar os cartões de crédito, mas luta para se curar e viver dentro de sua realidade.

Até que a sorte nos separe (Roberto Santucci, 2012)
Comédia nacional de grande sucesso, conta a história do casal de origem humilde que ganha R$ 100 milhões na loteria. Mas Tino, o chefe da família, esbanja tudo com a esposa e os filhos e vai à falência. Para se recuperar, sob protestos, ele aceita a ajuda de um consultor para lhe ensinar sobre planejamento financeiro, passa a vender bens e a trabalhar novamente. A saga ganhou duas sequências, em 2013 e 2015, abordando a herança recebida de um tio rico e o casamento de sua filha com um milionário.

Vivendo com um dólar (Chris Temple e Zach Ingrasci, 2013)
Neste documentário, quatro amigos recém-formados em Economia na Califórnia decidem conhecer a pobreza de perto. Eles viajam pela zona rural da Guatemala com o desafio de viver por dois meses gastando apenas um dólar por dia para cada um. De fato, mais de 1 bilhão de pessoas no mundo vivem assim. Ali, conhecem a fome, doenças e buscam maneiras de contribuir para um mundo menos desigual.

 

 Leia mais sobre educação financeira e previdenciária 

Fundação Petrobras de Seguridade Social - Petros - CNPJ 34.053.942/0001-50

 Rua do Ouvidor, 98, Centro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil CEP 20040-030

 Central de Relacionamento: 0800 025 35 45 e 3529-5550 (ligações de celular) - dias úteis das 8h às 20h

 Envie um e-mail