Loading...
Skip to content
Atalhos / Educação Financeira
Educação financeira

Saia das férias de julho com as finanças em dia

Educação financeira - Férias de julho - Porquinho (cofre) na cadeira de praia

As férias da criançada estão aí e, nesta época, muitos pais acabam programando passeios diferentes com os filhos e gastam mais do que de costume. Mas além de se divertir, é importante também cuidar do orçamento para não correr o risco de comprometer as finanças no restante do ano. O primeiro passo para evitar isso é definir o valor que poderá ser gasto neste período, considerando as contas mensais que não tiram férias.

Para os especialistas em finanças pessoais, a melhor forma de evitar descontrole no orçamento é planejar estes dias de descanso com antecedência e, se possível, fazer uma poupança prévia para cobrir as despesas. Quem não fez esse planejamento pode manter a programação especial férias, mas deve ficar alerta para não extrapolar nos gastos.

Confira abaixo, cinco dicas que podem ajudar a manter o equilíbrio financeiro, sem abrir mão da diversão neste período.

Pesquise na internet
Há sites especializados que podem ajudar listando opções de locais para comer, se hospedar, entre outras dicas.

Negocie os passeios em grupo
Aposte nos pacotes de viagem em grupo. O poder de negociação, nesse caso, aumenta e as empresas costumam ter políticas de preço diferenciadas para atender este tipo de demanda.

Evite parcelamentos
Opte por pagar os passeios à vista e não caia na armadilha dos juros. Evite os parcelamentos, principalmente, se durarem muitos meses. Caso ainda não tenha a quantia suficiente para arcar com o programa, espere alguns meses e planeje-se para uma próxima oportunidade.

Avalie o melhor meio de transporte
Vale sempre pesquisar qual é o meio de transporte mais adequado para ser usado no passeio. Em outros países, por exemplo, a passagem de trem costuma ser mais barata e percorre muitos locais turísticos.

Cuidado com os gastos no cartão de crédito
Caso a opção recaia sob viagens internacionais, todo o cuidado é pouco com as compras em moedas estrangeiras, mesmo que a conversão seja feita para o real no momento da compra. Podem ocorrer algumas surpresas no valor total da fatura.

 

Leia também

Renda e despesa: você sabe identificá-las?

Como acompanhar o orçamento mensal

Você conhece a Calculadora do Cidadão?

 

Fundação Petrobras de Seguridade Social - Petros - CNPJ 34.053.942/0001-50

 Rua do Ouvidor, 98, Centro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil CEP 20040-030

 Central de Relacionamento: 0800 025 35 45 (dias úteis das 8h às 19h)

 Envie um e-mail