A Ouvidoria atua com independência, autonomia, imparcialidade e confidencialidade. Nosso papel é buscar, em parceria com todas as áreas da Fundação, soluções para as demandas, tanto do público interno como do externo, contribuindo para a melhoria dos processos internos, a transparência e as boas práticas de governança corporativa.
Além da busca de soluções urgentes para problemas relatados, a Ouvidoria também tem a missão de propor melhorias em processos internos. Para que possa cumprir sua missão, o órgão ocupa lugar estratégico no organograma da Petros, reportando-se diretamente ao Conselho Deliberativo. O(a) ouvidor(a) possui mandato de dois anos, podendo ser renovado uma vez.
Como usar nossos canais:
- Reclamações agravadas sobre a atuação da Petros devem ser feitas na Ouvidoria. Clique abaixo em “Cadastrar manifestação”. Outra forma de contato é pelo telefone (21) 2506-0699. O atendimento por telefone funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h.
- Se já enviou sua demanda, acompanhe o andamento do processo no link abaixo “Consultar manifestação”. Caso precise enviar documento ou informação adicional sobre uma demanda, entre primeiro em “Consultar manifestação” e depois clique em “Complementar”.
- Para primeira orientação ou solicitação de informação, o canal adequado não é a Ouvidoria. Nestes casos, procure a Central de Relacionamento (0800 025 35 45 ou clique aqui).
-
- Recebemos e tratamos reclamações agravadas (que já passaram pelo Atendimento e cuja resposta não foi satisfatória ou o prazo se expirou), internas e externas, relacionadas à atuação da Petros;
- Conduzimos levantamentos preliminares para a adequada compreensão dos fatos apresentados;
- Encaminhamos as demandas para tratamento nas áreas responsáveis e cobramos respostas compatíveis com a missão da Petros, de servir, da melhor maneira possível, a todos os seus participantes. Informamos os andamentos e resultados das demandas;
- Identificamos alternativas, quando cabível para a solução das demandas;
- A pedido das áreas, podemos facilitar negociações entre elas e partes externas;
- Recomendamos ações para a melhoria da gestão e dos processos internos.
-
- Não substituímos os canais de atendimento responsáveis pela primeira orientação ou resposta a pedidos de informações, como a Central de Relacionamento;
- Não tratamos demandas sobre questões privadas nem pessoais, sem relação com a atuação da Petros;
- Não modificamos normas internas nem decidimos pelas áreas da Petros, porém apontamos para a oportunidade de melhorias, conforme o caso;
- Não aplicamos punições ou sanções de nenhuma espécie e circunstância;
- Não negociamos com reclamantes ou denunciantes;
- Não tratamos de demandas que estejam concomitantemente na esfera judicial.
Canal de Denúncia
Para denúncias de fraude, corrupção e violência no trabalho, entre outras irregularidades que apontem violação de normas internas (como o Código de Condutas e Éticas da Petros) ou externas (como leis ou normativos de órgão regulador), existe o Canal de Denúncia. A ferramenta utilizada para este propósito foi desenvolvida por uma empresa especializada e independente, em linha com as melhores práticas do mercado, garantindo anonimato e sigilo absolutos.