Loading...
Skip to content
Publicações / Notícia
Paulo Werneck apresenta renúncia ao cargo de diretor de Investimentos
Publicada em 04/06/2024 14:29
enviar por e-mail


Paulo Werneck apresentou, na última segunda-feira (3/6), ao Conselho Deliberativo, instância máxima de governança da Fundação, sua renúncia ao cargo de diretor de Investimentos. A partir do dia 14/6, após cerca de dois anos e meio de dedicação à Petros, Werneck deixará a Fundação para assumir novos desafios profissionais.

Durante o período em que esteve à frente da gestão de investimentos na Fundação, Paulo Werneck conduziu importantes projetos, como o processo de imunização das carteiras dos planos de Benefício Definido. Concluída em outubro do ano passado, a estratégia consistiu em aproveitar o cenário de juros elevados, acima da meta atuarial dos planos, para adquirir títulos públicos federais, casando o fluxo de caixa desses papéis com os compromissos de pagamento a aposentados e pensionistas. O movimento ofereceu mais segurança ao patrimônio dos participantes, contribuindo para o resultado dos investimentos em 2023, quando a Petros teve a melhor rentabilidade em quatro anos.

Entre outros destaques sob seu comando, a gestão de investimentos da Petros foi classificada como "forte" pela Fitch Ratings, uma das maiores agências de classificação de risco do mundo.

Conforme previsto no Estatuto Social da Petros, será iniciado processo seletivo, conduzido pelo Conselho Deliberativo da Fundação, com apoio de consultoria de mercado especializada em recrutamento, para escolha do novo diretor. Além da aprovação pelo Conselho Deliberativo da Petros, composto por representantes indicados pela patrocinadora e representantes eleitos pelos participantes, o novo executivo precisará ser habilitado pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) para assumir o cargo.

Entre a saída de Paulo e a chegada do novo diretor, a Petros seguirá perseguindo seu objetivo de retorno, buscando maximizar o resultado com o menor risco possível. Contamos com sólida estrutura de governança de investimentos, composta por processos robustos e equipe qualificada e experiente, assim como controle rígido de gestão de risco e de compliance, dando prosseguimento ao padrão de qualidade que vem sendo imprimida na Fundação.

A Petros agradece Paulo Werneck por sua contribuição nestes mais de dois anos de atuação e deseja sucesso no novo desafio profissional.

Seguiremos mantendo todos informados sobre o processo de seleção do novo diretor de Investimentos.



Fundação Petrobras de Seguridade Social - Petros - CNPJ 34.053.942/0001-50

 Rua do Ouvidor, 98, Centro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil CEP 20040-030

 Central de Relacionamento: 0800 025 35 45 e 3529-5550 (ligações de celular) - dias úteis das 8h às 20h

 Envie um e-mail