Loading...
Skip to content
Publicações / Notícia
Esclarecimento sobre o processo eleitoral
Publicada em 02/09/2019 18:08
enviar por e-mail


O período de votação das Eleições Petros 2019 começou às 9h de hoje e vai até às 17h do próximo dia 16. E, como tem ocorrido ao longo de todo o processo eleitoral, a Fundação segue com o compromisso de realizar um pleito democrático. Por isso, tem oferecido aos participantes ativos e assistidos o máximo de informações sobre todos os candidatos, para que a escolha seja feita de forma consciente. Além disso, a Fundação preza pela segurança e lisura das eleições. Todo o processo eleitoral é acompanhado e certificado por empresa especializada em segurança da informação, sendo também chancelado pela Comissão Eleitoral, formada por oito pessoas: metade é composta por empregados da Petros e a outra metade por membros indicados pelos principais sindicatos e associações que representam nossos participantes ativos e assistidos.

Visando estimular a participação nas eleições para os Conselhos Deliberativo e Fiscal, e reverter o cenário de declínio no percentual de votantes nos últimos processos eleitorais (22,03% em 2011; 19,34% em 2013; 19,08% em 2015; e 13,56% em 2017), a Petros adotou uma série de iniciativas para o pleito deste ano, tais como:

- Criação de ambiente específico no Portal Petros sobre as eleições;
- Publicação de diversas matérias sobre o tema;
- Envio de Informativos para o e-mail dos participantes, assim como notificações via aplicativo;
- Remessa de cartilha impressa para os participantes sem e-mail cadastrado, com informações sobre o processo eleitoral e candidatos;
- Envio de comunicados a sindicatos e associações ao longo de todo o período eleitoral.

Assim como ocorreu no pleito de 2017, a Fundação também promoveu um encontro entre os candidatos. Os debates podem ser assistidos no Portal Petros: um vídeo reúne os candidatos ao Conselho Deliberativo e o outro, os concorrentes ao Conselho Fiscal.

Como parte das ações para encorajar a participação nas eleições, a Petros iniciou hoje uma campanha presencial em edifícios da Petrobras, chamada Petros Presente. As ações presenciais estão limitadas a três edifícios da principal empresa patrocinadora da Petros por uma questão de logística e custo. O objetivo é ressaltar a importância de os participantes votarem e escolherem seus representantes nos dois órgãos colegiados da Fundação e, assim, aumentar o percentual de votantes.

De hoje a sexta-feira, a equipe da Petros estará, das 8h às 17h, no hall de entrada do Edise. Entre os dias 9 e 11, a ação será no Edisen. E, nos dias 12 e 13, será a vez de o Edihb receber a equipe Petros Presente. Empregados da Fundação vão orientar os participantes sobre como baixar o aplicativo, que é o meio mais fácil de votar, indicar onde há mais informações sobre os candidatos e o processo eleitoral. Também vão tirar dúvidas sobre como recuperar matrícula e senha Petros, necessárias para o processo de votação.

Quanto à segurança do processo de votação, a Petros esclarece que tanto o lacre do sistema para início da votação, quanto a abertura do lacre para a apuração dos votos, são acompanhados presencialmente por todos os membros da Comissão Eleitoral. Participam também representantes da Multilinks – empresa responsável pelo sistema eletrônico de votação, e da Cipher – empresa que certifica o processo eleitoral, consideradas experientes e referências em seus mercados.

O lacre foi feito na sexta-feira passada (30/8), ocasião em que foram gerados relatórios para comprovação da inexistência de votos no sistema eletrônico de votação, e só será aberto na apuração do resultado que ocorrerá após as 17h do próximo dia 16, quando termina a votação. Para abertura do lacre, os representantes da Cipher e da Multilinks deverão inserir suas senhas, pessoais e sigilosas, de conhecimento exclusivo dos respectivos proprietários.

A apuração poderá ser acompanhada por fiscais indicados pelos candidatos e o resultado deverá ser divulgado cerca de uma hora após o fim da votação. Durante o período de votação a Petros divulgará índices de participação, no ambiente específico sobre eleições no Portal Petros, às segundas e quintas-feiras, começando em 5/9.


Fundação Petrobras de Seguridade Social - Petros - CNPJ 34.053.942/0001-50

 Rua do Ouvidor, 98, Centro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil CEP 20040-030

 Central de Relacionamento: 0800 025 35 45 (dias úteis das 8h às 19h)

 Envie um e-mail