Loading...
Skip to content
Publicações / Notícia
PP-3: acesse a simulação de benefício mensal e responda à enquete
Publicada em 27/06/2020 09:18
enviar por e-mail


Após a reestruturação do PPSP-R e do PPSP-NR - com a cisão do grupo Pré-70, as alterações de regulamento e a implantação de um novo modelo de equacionamento -, a Petros vem trabalhando na criação do PP-3, plano de modalidade de contribuição definida (CD) proposto pela Petrobras como mais uma opção previdenciária exclusiva para os participantes do PPSP-R e do PPSP-NR da companhia. O plano ainda depende da aprovação de todas as instâncias de governança, mas, para que os participantes possam verificar qual seria a reserva de migração e algumas opções de benefício do plano, a Fundação disponibiliza a partir de hoje uma simulação com alguns valores projetados para o PP-3.

Os valores foram estimados tendo como data-base 30 de abril de 2020 e servem apenas como referência. Os valores efetivos de migração para o PP-3 serão apurados na data de recálculo, que só será definida após a aprovação final do plano pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc). As premissas utilizadas na simulação, como a taxa de juros, também podem sofrer alterações. Além disso, a condição como participante (ativo, aposentado ou pensionista) será ajustada em função de sua situação na data do recálculo.

As informações da simulação são individuais e, para acessá-las, é preciso digitar matrícula e senha Petros. Para verificar agora a simulação, clique aqui ou no banner disponível no aplicativo.

Na simulação, o participante do PPSP-R e do PPSP-NR ligado à Petrobras pode verificar o valor da reserva de migração individual - quanto seria transferido para o novo plano, com base em dados cadastrais e financeiros individuais. Também é possível verificar três cenários de saque único (5%, 10% e 15%) do saldo da conta de benefício concedido.

A proposta do PP-3 prevê que, no momento da migração ou da aposentadoria, o participante opte por uma de três opções de recebimento de renda mensal: prazo indeterminado, em que o pagamento é feito com base no saldo de conta e expectativa de vida do participante; prazo determinado, com o benefício calculado com base no saldo de conta por um período de 15 a 45 anos; ou renda mensal baseada num percentual do saldo de conta, que varia de 0,2% a 1%. A simulação mostra as diferentes opções de recebimento de renda sem saque único e com saque de 5%, 10% ou 15%.

A simulação também apresenta um quadro comparativo entre o valor do benefício recebido atualmente pelo assistido ou projetado para o ativo no momento de sua aposentadoria e o valor que seria recebido no PP-3.

Você migraria? Responda à enquete

Ao fim da simulação, após verificar os valores projetados para o PP-3, o participante deve responder a uma enquete sobre sua intenção de migração voluntária para o novo plano. É muito rápido e simples: basta clicar sim ou não. Conhecer o interesse dos participantes em migrar para o PP-3 é importante para auxiliar nos cálculos atuariais e estudos de liquidez do novo plano.


Fundação Petrobras de Seguridade Social - Petros - CNPJ 34.053.942/0001-50

 Rua do Ouvidor, 98, Centro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil CEP 20040-030

 Central de Relacionamento: 0800 025 35 45 (dias úteis das 8h às 19h)

 Envie um e-mail