Loading...
Skip to content
Publicações / Notícia
Fundo de ações da Petros supera ganhos da bolsa
Publicada em 05/05/2022 14:44
enviar por e-mail


A gestão ativa de investimentos em renda variável permite identificar tendências e aproveitar oportunidades, além de oferecer agilidade para vender e comprar ações conforme a situação do mercado. Um dos veículos que criamos para obter essa flexibilidade tem mostrado resultados já no curto prazo: no primeiro trimestre de 2022, o Fundo de Investimento em Ações (FIA) Petros Seleção Alta Liquidez (SAL) acumula rentabilidade de 18,1%, superando a valorização de 14,5% do Ibovespa, seu índice de referência, no mesmo período. No jargão do mercado financeiro, o fundo está “gerando alfa”, ou seja, proporcionando ganhos acima do benchmark, como é seu objetivo.

A nossa estratégia para a renda variável vem sendo remodelada desde julho de 2020, com objetivo de reduzir concentração e exposição a risco, além de aumentar a liquidez da carteira de ações. Com isso, as participações diretas em empresas foram sendo substituídas por outros ativos, entre eles esse fundo.

“Foi um movimento estrutural, visando à construção de portfólios mais líquidos e diversificados, em que tivéssemos a opção de não deter posições relevantes no capital social das empresas investidas, assim como conseguíssemos reduzir a exposição a riscos específicos. Com isso, adotamos a estratégia de redução da posição em alguns ativos (notadamente os de maior concentração e com retorno esperado menos atrativo) da carteira própria, com a realocação de parte destes recursos em fundos geridos internamente, de forma a aumentar a aderência da posição de renda variável em relação ao Ibovespa” explica Alexandre Ulm, gerente executivo de Renda Variável.

Criado em dezembro de 2020, o fundo soma patrimônio de R$ 2,6 bilhões e investe em 20 a 25 empresas que estão entre as maiores da bolsa brasileira, consolidadas e de diferentes setores, diluindo o risco. Seus recursos e ganhos fazem parte da carteira de todos os planos de benefícios da Fundação que têm alocações em renda variável.

As ações do fundo são selecionadas e monitoradas por nossa equipe de gestores e analistas de renda variável. Mesmo sendo exclusivo, ou seja, disponível para aplicações apenas da Petros, a composição do fundo está catalogada no site da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Apesar de manter o foco no longo prazo, o desempenho do FIA Petros SAL se destaca nestes 16 meses de atividade por superar continuamente o Ibovespa. Comparado a outros 38 fundos similares, com a mesma estratégia, porte e nível de diversificação, o fundo da Petros se posiciona no primeiro quartil de rentabilidade, ou seja, entre os 25% com melhor rendimento da indústria desde o lançamento, liderando os ganhos entre todos neste primeiro trimestre.


Fundação Petrobras de Seguridade Social - Petros - CNPJ 34.053.942/0001-50

 Rua do Ouvidor, 98, Centro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil CEP 20040-030

 Central de Relacionamento: 0800 025 35 45 e 3529-5550 (ligações de celular) - dias úteis das 8h às 20h

 Envie um e-mail