Loading...
Skip to content
Publicações / Notícia
Eleições 2021: termina hoje prazo de candidatura para conselhos da Petros
Publicada em 01/04/2021 11:00
enviar por e-mail


Termina hoje (1/4), às 17h, o período de inscrição de candidatos para as eleições dos conselhos Deliberativo (CD) e Fiscal (CF) da Petros. Neste ano, apenas participantes ativos podem se candidatar. As inscrições devem ser apresentadas por duplas de candidatos, com titular e suplente. Os interessados devem enviar a documentação, até as 17h de hoje, para o e-mail comissaoeleitoral@petros.com.br, ou entregá-la na Petros, na Rua do Ouvidor, 98, no Centro do Rio de Janeiro.

Podem se candidatar os participantes ativos com direitos estatutários, maiores de 21 anos, com mais de dois anos consecutivos de contribuição à Petros e experiência profissional comprovada de pelo menos três anos em uma das seguintes áreas: financeira, administrativa, contábil, jurídica, de fiscalização, de atuária, de previdência ou de auditoria. Para saber mais sobre os requisitos e documentos para inscrição, acesse a área especial sobre as eleições no Portal Petros

Por que se candidatar?

A participação nesses colegiados é essencial para a definição dos rumos da Fundação e a fiscalização dos atos da gestão. Os dois órgãos possuem participação paritária entre indicados pelas patrocinadoras e eleitos pelos participantes. No CD, são seis membros titulares, com seus suplentes, e no CF, quatro membros titulares, com seus suplentes.

O CD é o órgão máximo de governança da Petros, responsável pela definição da política geral de administração da Fundação e de seus planos. É nele que são deliberados temas como alterações do estatuto da Petros e dos regulamentos dos planos de benefícios; plano estratégico e programas anuais e plurianuais; gestão de investimentos e aplicação de recursos; nomeação e exoneração de membros da Diretoria Executiva; aprovação das demonstrações contábeis, entre outros assuntos estratégicos da Fundação.

O CF é o órgão de controle interno da Petros, sendo responsável, entre outras funções, por examinar e emitir pareceres sobre as demonstrações contábeis e por elaborar relatórios semestrais sobre os controles internos da Fundação.

Próximas etapas do calendário eleitoral

Calendário eleitoral Petros 2021
Fim do prazo de inscrições 01/04
Divulgação dos inscritos 05/04
Prazo para pedidos de impugnação 05 a 09/04
Prazo para defesa dos impugnados 14 a 18/04
Avaliação e divulgação da lista dos candidatos 19 a 20/04
Início do período de votação 14/06
Fim do período de votação e apuração 28/06
Divulgação dos resultados 28 a 29/06


Fundação Petrobras de Seguridade Social - Petros - CNPJ 34.053.942/0001-50

 Rua do Ouvidor, 98, Centro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil CEP 20040-030

 Central de Relacionamento: 0800 025 35 45 (dias úteis das 8h às 19h)

 Envie um e-mail