Loading...
Skip to content
Publicações / Notícia
Novos conselheiros indicados pelas patrocinadoras tomam posse no Conselho Deliberativo
Publicada em 17/05/2024 00:00
enviar por e-mail


Gustavo Cesar Cotrim Correa da Costa (titular) e Rafael Crespo Rangel Barcellos (suplente) tomaram posse na quarta-feira (15/5) no Conselho Deliberativo da Petros, nosso órgão máximo de governança, após serem habilitados pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc). Os novos conselheiros foram indicados pelas patrocinadoras e passam a ocupar as posições deixadas por Claudia Padilha, que apresentou renúncia; e de Marco Aurelio Viana, que assumiu, em dezembro de 2023, a Diretoria de Seguridade da Petros. A nova dupla cumprirá o restante dos mandatos de seus antecessores, até 02/08/2025.
 
Formado em Administração pela UFRJ, com pós-graduação pela Fundação Dom Cabral, Gustavo Cotrim ingressou na Petrobras em 2004, acumulando 19 anos de experiência de liderança nas áreas de Governança, Recursos Humanos, Relacionamento Institucional, Downstream, Projetos e Gabinete da Presidência. Também foi membro da Comissão de Ética da Petrobras por quatro anos. Desde 2015, atua como conselheiro de administração de empresas do Sistema Petrobras, como NTS, Liquigás, Logigás e ALGAS. Entre abril e dezembro de 2023, foi presidente do Conselho Deliberativo da Associação Petrobras de Saúde. Desde janeiro de 2024, é diretor Administrativo da Petrobras Comercializadora de Gás e Energia e Participações (PBEN-P).
 
Rafael Crespo é graduado em Mediação, com pós-graduação em Negociação e Gestão de Conflitos Organizacionais; Compliance e Gestão de Riscos; além de MBA em Gestão de Serviços em Saúde. Ingressou na Petrobras em 2006 e, atualmente, exerce o cargo de gerente de Operação Rede Nacional na Associação Petrobras de Saúde. Foi conselheiro titular do Conselho Superior do IFF (Instituto Federal Fluminense) de abril de 2017 a agosto de 2023, além de diretor executivo de Administração, Financeiro e Jurídico no Sindipetro-NF, entre 2014 e 2023.
 
O Conselho Deliberativo é responsável pela aprovação da política geral de administração da Fundação e dos planos, deliberando sobre temas como alteração de estatuto social e de regulamento de planos, programa orçamentário e políticas de investimentos. De acordo com o Estatuto da Petros, cabe às patrocinadoras a indicação de seis representantes para o Conselho Deliberativo, sendo três titulares e três suplentes. Os outros seis representantes do colegiado, três titulares e três suplentes, são eleitos pelos participantes.

A Petros agradece o empenho e a dedicação de Claudia Padilha, primeira mulher presidente do nosso Conselho Deliberativo, e que desempenhou importante papel no fortalecimento da governança da Petros ao longo de sua trajetória de conselheira.

Mensagem da conselheira Claudia Padilha de Araujo Gomes em encerramento de mandato.

Caros colegas e amigos,

Hoje, ao me despedir desta jornada no Conselho Deliberativo da Petros, preciso expressar minha profunda gratidão por cada momento compartilhado. Me sinto extremamente honrada pelos 5 mandatos e quase 15 anos, não consecutivos, participando deste colegiado. Essa honra foi ainda majorada ao assumir o desafio de ser a primeira mulher a frente do mais alto posto de governança da Fundação.

Durante o tempo que passei neste ambiente tão rico em aprendizado e cooperação, pude acompanhar o amadurecimento desta Fundação em relação aos seus processos, sua governança e seus controles, sempre voltados para a melhoria no atendimento aos nossos participantes e assistidos.

Ao olhar para trás, recordo com carinho os desafios superados e, acima de tudo, as relações construídas. Cada interação contribuiu para o meu crescimento pessoal e profissional de maneira que nunca poderia ter imaginado.

Embora esteja partindo, levo comigo as lições valiosas aprendidas aqui, assim como a certeza da importante missão da Petros na vida de milhares de famílias. Quero expressar meu mais sincero agradecimento a cada um de vocês por tornarem esta jornada tão especial.

Desejo a todos muito sucesso. Em especial, desejo que os membros dos colegiados tenham debates sempre profícuos e cordiais na busca de uma Petros cada vez melhor e mais forte.  Contem sempre comigo!

Com os melhores votos,

Claudia Padilha de Araujo Gomes



Fundação Petrobras de Seguridade Social - Petros - CNPJ 34.053.942/0001-50

 Rua do Ouvidor, 98, Centro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil CEP 20040-030

 Central de Relacionamento: 0800 025 35 45 e 3529-5550 (ligações de celular) - dias úteis das 8h às 20h

 Envie um e-mail