Alberto Gaidys Junior é o novo membro independente do Comitê de Investimentos. Ele assume o lugar que estava vago devido à saída de José Mauro Delella. Com vasta experiência no setor financeiro, Gaidys é sócio-fundador e diretor de investimentos da Wright Capital Wealth Management. Ele se junta a Cleveland Prates Teixeira e Everaldo Guedes de Azevedo França como membros externos do colegiado.
O Comitê de Investimentos foi reformulado em julho do ano passado, após aprovação pelo Conselho Deliberativo, como uma das ações de reestruturação para o fortalecimento da governança da Fundação. O colegiado não é deliberativo, mas analisa e recomenda para deliberação do Conselho Deliberativo e/ou da Diretoria Executiva os investimentos e desinvestimentos a serem realizados pela Petros, e monitora a performance dos nossos ativos.
Além dos membros externos independentes, fazem parte do colegiado o Diretor de Investimentos e o Diretor de Riscos, Finanças e Tecnologia. Para análise de questões da alçada do Conselho Deliberativo, participam do comitê dois conselheiros deliberativos, sendo um entre os representantes dos participantes, e o outro representando as patrocinadoras.
O Comitê de Investimentos integra a estrutura de governança da Petros, que conta com outros três colegiados estratégicos que apoiam as decisões do Conselho Deliberativo e/ou da Diretoria Executiva. Criado no ano passado, o Comitê de Riscos supervisiona as atividades de gestão de riscos da Fundação. O Comitê de Auditoria é responsável, entre outras atribuições, por revisar as demonstrações contábeis e avaliar a efetividade das auditorias interna e independente. Já o Comitê de Seguridade auxilia o Conselho Deliberativo no acompanhamento do passivo atuarial e dos regulamentos dos planos administrados pela Fundação. |