Loading...
Skip to content
Publicações / Notícia
Proteção de dados e segurança da informação fortalecem governança da Petros
Publicada em 18/06/2024 00:00
enviar por e-mail


A proteção de dados e a segurança da informação são temas de extrema relevância, sobretudo para uma fundação como a Petros, que gere um patrimônio de mais de R$ 130 bilhões e conta com cerca de 132 mil participantes. São considerados riscos operacionais e estratégicos significativos, sendo sua proteção uma responsabilidade essencial e perene, que permeia toda a Fundação. E estão refletidas não apenas nas práticas cotidianas e na rápida resposta a incidentes, mas também na cultura organizacional e na busca contínua por aprimoramento dos processos internos.
 
Comprometida em manter os mais altos padrões de segurança e privacidade, a Fundação entende que estas pautas devem estar incorporadas à estrutura de governança da entidade, não sendo vistas somente como questões de tecnologia. Por isso, contamos com uma área específica de Privacidade e Proteção de Dados, que, recentemente, foi incorporada à nossa Gerência de Governança, Riscos e Compliance. 
 
A nossa atuação é pautada com base em uma robusta política interna sobre o tema, alinhada às diretrizes de responsabilidade e transparência presentes na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Com isso, o Setor de Privacidade e Proteção de Dados, com base nas melhores práticas de mercado, aplica padrões de controle em observância com a legislação vigente e as principais normas nacionais e internacionais, acompanhando e analisando todos os processos da Fundação em que dados pessoais e sensíveis estejam envolvidos. Em casos suspeitos de violação das diretrizes estabelecidas ou demais incidentes de segurança da informação, o time age proativamente buscando reduzir possíveis danos e prevenir a repetição dessas ocorrências.
 
“Fazemos avaliações diárias de controles de segurança e análise de ameaças e vulnerabilidades. Contudo, sabemos que somente isso não basta. Costumo dizer que, em segurança da informação, o elo mais fraco normalmente está nas pessoas. Por isso, periodicamente realizamos treinamentos e campanhas de conscientização com nossos colaboradores, fornecedores e participantes”, destacou Leonardo Lebarbenchon, gerente de Privacidade e Proteção de Dados, que também desempenha o papel de Encarregado de Proteção de Dados (DPO), responsável pela fiscalização e regulação da LGPD na Petros. 

A proteção de dados e segurança da informação foram os temas da participação da Petros na Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF) deste ano, que teve como foco a proteção financeira. Organizado pelo Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF), entre 13 a 19 de maio, o evento funciona como um ambiente colaborativo para disseminar informações em todo o país. Clique aqui e confira nossos materiais disponibilizados na Semana ENEF 2024.



Fundação Petrobras de Seguridade Social - Petros - CNPJ 34.053.942/0001-50

 Rua do Ouvidor, 98, Centro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil CEP 20040-030

 Central de Relacionamento: 0800 025 35 45 e 3529-5550 (ligações de celular) - dias úteis das 8h às 20h

 Envie um e-mail