Loading...
Skip to content
A Petros / Prêmios e certificações
Prêmios e certificações

O compromisso da Petros com as melhores práticas de mercado tem rendido amplo reconhecimento externo por meio de prêmios e certificações. A Fundação tem aderido a uma série de códigos e conquistado selos que atestam sua determinação em seguir a missão de entregar serviços de excelência aos participantes. 

Os prêmios conquistados também mostram que a Petros está passando por um amplo processo de mudança e aprimoramento, baseado em quatro grandes pilares: modernização, governança, eficiência e profissionalização. Conheça as principais conquistas recentes da Fundação.

 

logo ANGC

 Prêmio Associação Nacional de Gestores de Contratos

A Petros conquistou três prêmios “Os melhores em gestão de contratos”, na categoria “Reconhecimento de destaque em projeto”. A premiação concedida pela Associação Nacional de Gestores de Contratos (ANGC) é voltada a iniciativas que tenham gerado valor agregado significativo ao negócio por meio da melhoria do processo ou práticas comerciais ou contratação.  

2019

Em setembro, a Fundação recebeu dois prêmios: um por "inovação na seleção de prestadores de serviços na área de investimento" e outro por "sinergia entre gestão de contratos com orçamento", durante o 10º Congresso Latino-americano de Gestão de Contratos, realizado em setembro, em São Paulo.

2018

A Petros foi reconhecida pelo projeto Plano de Aquisição e Contratação,  no 9º Congresso Latino-americano de Gestão de Contratos, realizado em setembro, em São Paulo.

 

Selo de autorregulamentação da Abrapp

Selo de Autorregulação em Governança de Investimentos, Abrapp

A Petros recebeu em novembro de 2018 o Selo de Autorregulação em Governança de Investimentos da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp). Para obter a certificação, a Petros foi submetida a uma auditoria, que consistiu em uma análise qualitativa, para avaliar o cumprimento das exigências do Código de Autorregulação em Governança de Investimentos da Abrapp. Foram avaliados políticas, normas, processos e programas de aprimoramento de governança conduzidos entre 2016 e 2018. A aderência das práticas adotadas foi verificada por uma banca avaliadora, composta por especialistas do setor. A comprovação das mudanças implementadas também passou pelo crivo da Auditoria Interna da Petros, com a chancela da auditoria da Petrobras, e de outros importantes agentes, como participantes e gestores externos, que tiveram que preencher um questionário atestando as medidas, que complementam as exigências regulamentares do setor.

 

logo Abrapp

Código de Autorregulação em Governança de Investimentos, Abrapp

A Petros aderiu ao Código de Autorregulação em Governança de Investimentos da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp) em março de 2018. O documento reúne diretrizes e obrigações para o aperfeiçoamento das práticas de governança de investimentos, contribuindo para que os processos de decisão sejam mais seguros e confiáveis. Com a adesão, a Petros declara estar alinhada às exigências estabelecidas no documento e se compromete a cumprir todos os princípios. Antes de se tornar signatária, a Fundação fez uma profunda verificação de aderência aos requisitos, reunindo políticas, ormas, processos e programas que atestaram o cumprimento integral das exigências.

 

logo Investidor Institucional

Troféu Benchmark

Em julho de 2018, o então presidente da Petros, Walter Mendes, venceu o Trófeu Benchmark, da Revista Investidor Institucional, como o melhor dirigente de entidade fechada de previdência complementar no país. A premiação é realizada anualmente para eleger os 20 profissionais mais admirados dos segmentos de gestão de recursos, fundos de pensão e de Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). A publicação destacou o trabalho adotado por Mendes, citando a realização de um planejamento estratégico de curto prazo, a definição de metas e princípios para cada área e a busca de mais profissionalismo na gestão. Reconhecimento do mercado à atuação dos profissionais que se destacaram em suas áreas, a eleição do Troféu Benchmark ocorre em dois turnos.

 

elo de Stewardship

Código de Stewardship, Amec

A Petros formalizou a adesão ao Código de Stewardship da Associação de Investidores no Mercado de Capitais (Amec) em agosto de 2018. O documento lista os princípios e deveres dos investidores institucionais em relação à governança – tanto a da Fundação quanto a das empresas nas quais aplica recursos. O código foi elaborado com base em normas de governança conhecidas como stewardship, adotadas em mais de 20 países, incluindo os principais mercados financeiros globais. Ao tornar-se signatária do código, a Petros dá mais um importante passo para o aprimoramento da governança, alinhando-se às mais avançadas práticas internacionais para investidores institucionais.

 

logo Ethos
 
Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção, Instituto Ethos

A Petros aderiu ao Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção, do Instituto Ethos, reforçando o compromisso público com a ética e a integridade no ambiente corporativo e a condução dos negócios de forma responsável e sustentável. Ao tornar-se signatária, em agosto de 2018, a Fundação evidencia seus esforços na criação e manutenção de ferramentas e políticas de prevenção e combate à corrupção, em linha com as melhores práticas de governança corporativa. O pacto consiste num conjunto de diretrizes e procedimentos que devem ser adotados para promover um mercado mais íntegro e ético. Entre os compromissos assumidos estão: divulgar a legislação brasileira anticorrupção para