O compromisso da Petros com as melhores práticas de mercado tem rendido amplo reconhecimento externo por meio de prêmios e certificações. A Fundação tem aderido a uma série de códigos e conquistado selos que atestam sua determinação em seguir a missão de entregar serviços de excelência aos participantes.
Os prêmios conquistados também mostram que a Petros está passando por um amplo processo de mudança e aprimoramento, baseado em quatro grandes pilares: modernização, governança, eficiência e profissionalização. Conheça as principais conquistas recentes da Fundação.

Prêmio Associação Nacional de Gestores de Contratos
A Petros conquistou três prêmios “Os melhores em gestão de contratos”, na categoria “Reconhecimento de destaque em projeto”. A premiação concedida pela Associação Nacional de Gestores de Contratos (ANGC) é voltada a iniciativas que tenham gerado valor agregado significativo ao negócio por meio da melhoria do processo ou práticas comerciais ou contratação.
2019
Em setembro, a Fundação recebeu dois prêmios: um por "inovação na seleção de prestadores de serviços na área de investimento" e outro por "sinergia entre gestão de contratos com orçamento", durante o 10º Congresso Latino-americano de Gestão de Contratos, realizado em setembro, em São Paulo.
2018
A Petros foi reconhecida pelo projeto Plano de Aquisição e Contratação, no 9º Congresso Latino-americano de Gestão de Contratos, realizado em setembro, em São Paulo.

Selo de Autorregulação em Governança de Investimentos, Abrapp
A Petros recebeu em novembro de 2018 o Selo de Autorregulação em Governança de Investimentos da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp). Para obter a certificação, a Petros foi submetida a uma auditoria, que consistiu em uma análise qualitativa, para avaliar o cumprimento das exigências do Código de Autorregulação em Governança de Investimentos da Abrapp. Foram avaliados políticas, normas, processos e programas de aprimoramento de governança conduzidos entre 2016 e 2018. A aderência das práticas adotadas foi verificada por uma banca avaliadora, composta por especialistas do setor. A comprovação das mudanças implementadas também passou pelo crivo da Auditoria Interna da Petros, com a chancela da auditoria da Petrobras, e de outros importantes agentes, como participantes e gestores externos, que tiveram que preencher um questionário atestando as medidas, que complementam as exigências regulamentares do setor.

Código de Autorregulação em Governança de Investimentos, Abrapp
A Petros aderiu ao Código de Autorregulação em Governança de Investimentos da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp) em março de 2018. O documento reúne diretrizes e obrigações para o aperfeiçoamento das práticas de governança de investimentos, contribuindo para que os processos de decisão sejam mais seguros e confiáveis. Com a adesão, a Petros declara estar alinhada às exigências estabelecidas no documento e se compromete a cumprir todos os princípios. Antes de se tornar signatária, a Fundação fez uma profunda verificação de aderência aos requisitos, reunindo políticas, ormas, processos e programas que atestaram o cumprimento integral das exigências.

Troféu Benchmark
Em julho de 2018, o então presidente da Petros, Walter Mendes, venceu o Trófeu Benchmark, da Revista Investidor Institucional, como o melhor dirigente de entidade fechada de previdência complementar no país. A premiação é realizada anualmente para eleger os 20 profissionais mais admirados dos segmentos de gestão de recursos, fundos de pensão e de Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). A publicação destacou o trabalho adotado por Mendes, citando a realização de um planejamento estratégico de curto prazo, a definição de metas e princípios para cada área e a busca de mais profissionalismo na gestão. Reconhecimento do mercado à atuação dos profissionais que se destacaram em suas áreas, a eleição do Troféu Benchmark ocorre em dois turnos.

Código de Stewardship, Amec
A Petros formalizou a adesão ao Código de Stewardship da Associação de Investidores no Mercado de Capitais (Amec) em agosto de 2018. O documento lista os princípios e deveres dos investidores institucionais em relação à governança – tanto a da Fundação quanto a das empresas nas quais aplica recursos. O código foi elaborado com base em normas de governança conhecidas como stewardship, adotadas em mais de 20 países, incluindo os principais mercados financeiros globais. Ao tornar-se signatária do código, a Petros dá mais um importante passo para o aprimoramento da governança, alinhando-se às mais avançadas práticas internacionais para investidores institucionais.

Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção, Instituto Ethos
A Petros aderiu ao Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção, do Instituto Ethos, reforçando o compromisso público com a ética e a integridade no ambiente corporativo e a condução dos negócios de forma responsável e sustentável. Ao tornar-se signatária, em agosto de 2018, a Fundação evidencia seus esforços na criação e manutenção de ferramentas e políticas de prevenção e combate à corrupção, em linha com as melhores práticas de governança corporativa. O pacto consiste num conjunto de diretrizes e procedimentos que devem ser adotados para promover um mercado mais íntegro e ético. Entre os compromissos assumidos estão: divulgar a legislação brasileira anticorrupção para seus funcionários e stakeholders; vedar qualquer forma de corrupção; primar pela transparência de informações e colaborar com investigações, quando necessário. Os compromissos são monitorados anualmente, por meio de um questionário aplicado pelo Instituto Ethos.

Petros conquista 1º lugar no ranking do Banco Central
A Petros recebeu, em maio de 2018, o certificado de reconhecimento por seu alto índice de assertividade (94,45%) nas projeções para IPCA de curto prazo no Ranking Top 5 do Boletim Focus do Banco Central (BC) ao longo de 2017. Considerando todos os indicadores, em 2017, a Petros apareceu 12 vezes no ranking do BC, que reúne as cinco instituições que alcançaram os resultados mais consistentes entre as cerca de 100 que fazem projeções para o relatório de mercado Focus.

Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça
A Petros foi o primeiro fundo de pensão a receber o Selo Pró-Equidade de Gênero, em 2009, após aderir ao Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, da Secretaria de Políticas para Mulheres do governo federal. A Fundação conquistou mais três selos, nas edições de 2011, 2013 e 2015. A Petros tem como princípio promover a igualdade dentro do ambiente de trabalho e o engajamento no desafio de valorizar a diversidade e eliminar a discriminação de gênero e de raça, seja no acesso, na remuneração, na ascensão ou na permanência no emprego. Para mais informações clique aqui.

Certificação da Sala de Amamentação, Ministério da Saúde
Em agosto de 2018, a sala de apoio à amamentação da Petros foi certificada pelo Ministério da Saúde, que reconheceu a iniciativa da Fundação em prol da equidade de gênero no ambiente de trabalho. A Petros foi a primeira entidade fechada de previdência complementar do país a ter um espaço exclusivo para as lactantes. Criada em 2009 e localizada na sobreloja do edifício-sede, a sala possibilita que as empregadas e contratadas com filhos em fase de amamentação possam fazer a coleta do leite no ambiente de trabalho de forma confortável e devidamente higienizada. A iniciativa integra o Programa Mamãe, Papai e Bebê, que também tem uma série de benefícios voltados à maternidade e à paternidade responsável.