Loading...
Skip to content
A Petros / Prêmios e certificações
Prêmios e certificações

O nosso compromisso com as melhores práticas tem rendido amplo reconhecimento do mercado por meio de prêmios e certificações. Temos aderido a uma série de códigos e conquistado selos que atestam o nosso compromisso público com o aprimoramento contínuo da governança e a nossa determinação em seguir firme no propósito de melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços oferecidos aos nossos participantes.

Os prêmios conquistados também mostram que a Petros vem passando por um amplo processo de transformação, baseado em quatro grandes pilares: governança, investimentos, seguridade e administrativo-financeiro. Conheça abaixo as nossas principais conquistas.

 

logo Abrapp

Código de Autorregulação em Governança Corporativa da Abrapp

Evidenciando nosso compromisso público com as melhores práticas e o aperfeiçoamento contínuo de governança, em 2019, aderimos de forma voluntária ao Código de Autorregulação em Governança Corporativa da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp). O documento reúne um conjunto de princípios e diretrizes que devem ser seguidos pelas entidades fechadas de previdência complementar no que se refere a boas práticas de governança corporativa, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do setor. O próximo passo é obter o Selo de Autorregulação em Governança Corporativa, concedido pela Abrapp após verificação técnica para comprovar o efetivo cumprimento das práticas estabelecidas no documento

Código de Autorregulação em Governança de Investimentos da Abrapp

Aderimos ao Código de Autorregulação em Governança de Investimentos da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp) em 2018. O documento reúne diretrizes e obrigações para o aperfeiçoamento das práticas de governança de investimentos, contribuindo para que os processos de decisão sejam mais seguros e confiáveis. Com a adesão, a Petros declara estar alinhada às exigências estabelecidas no documento e se compromete a cumprir todos os princípios.

 

Selo de autorregulamentação da Abrapp

Selo de Autorregulação em Governança de Investimentos da Abrapp

Recebemos, em 2018, o Selo de Autorregulação em Governança de Investimentos da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp). Para obter a certificação, a Petros foi submetida a uma auditoria, que consistiu em uma análise qualitativa, para avaliar o cumprimento das exigências do Código de Autorregulação em Governança de Investimentos da Abrapp. Foram avaliados políticas, normas, processos e programas de aprimoramento de governança conduzidos entre 2016 e 2018. A aderência das práticas adotadas foi verificada por uma banca avaliadora, composta por especialistas do setor. A comprovação das mudanças implementadas também passou pelo crivo da Auditoria Interna da Petros, com a chancela da auditoria da Petrobras, e de outros importantes agentes, como participantes e gestores externos, que tiveram que preencher um questionário atestando as medidas, que complementam as exigências regulamentares do setor.

 

logo Investidor Institucional

Troféu Benchmark

Em julho de 2018, o então presidente da Petros, Walter Mendes, venceu o Trófeu Benchmark, da Revista Investidor Institucional, como o melhor dirigente de entidade fechada de previdência complementar no país. A premiação é realizada anualmente para eleger os 20 profissionais mais admirados dos segmentos de gestão de recursos, fundos de pensão e de Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). A publicação destacou o trabalho adotado por Mendes, citando a realização de um planejamento estratégico de curto prazo, a definição de metas e princípios para cada área e a busca de mais profissionalismo na gestão. Reconhecimento do mercado à atuação dos profissionais que se destacaram em suas áreas, a eleição do Troféu Benchmark ocorre em dois turnos.

 

elo de Stewardship

Código de Stewardship da Amec

Formalizamos a adesão ao Código de Stewardship da Associação de Investidores no Mercado de Capitais (Amec) em agosto de 2018. O documento lista os princípios e deveres dos investidores institucionais em relação à governança – tanto a da Fundação quanto a das empresas nas quais aplica recursos. O código foi elaborado com base em normas de governança conhecidas como stewardship, adotadas em mais de 20 países, incluindo os principais mercados financeiros globais. Ao tornar-se signatária do código, a Petros deu mais um importante passo para o aprimoramento da governança, alinhando-se às mais avançadas práticas internacionais para investidores institucionais.

 

logo Ethos
 
Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção do Instituto Ethos

Aderimos ao Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção, do Instituto Ethos, reforçando o compromisso público com a ética e a integridade no ambiente corporativo e a condução dos negócios de forma responsável e sustentável. Com a adesão, a Fundação evidencia seus esforços na criação e manutenção de ferramentas e políticas de prevenção e combate à corrupção, em linha com as melhores práticas de governança corporativa. O pacto consiste num conjunto de diretrizes e procedimentos que devem ser adotados para promover um mercado mais íntegro e ético. Entre os compromissos assumidos estão: divulgar a legislação brasileira anticorrupção para seus funcionários e stakeholders; vedar qualquer forma de corrupção; primar pela transparência de informações e colaborar com investigações, quando necessário. Os compromissos são monitorados anualmente, por meio de um questionário aplicado pelo Instituto Ethos.

 

logo Banco Central do Brasil

Petros marca presença no ranking do Banco Central

Em 2019, conquistamos o primeiro lugar do Ranking Top 5 anual, do Banco Central, nas projeções realizadas para taxa Selic (a taxa básica de juros da economia) de curto prazo, ao lado de grandes instituições do mercado, e ficamos entre as cinco melhores previsões para inflação de curto prazo entre os mais de 140 participantes do Boletim Focus. Além das duas conquistas no resultado anual, aparecemos mais 14 vezes ao longo do ano no ranking Top 5 do BC. Já havíamos recebido o certificado de reconhecimento pelo alto índice de assertividade (94,45%) nas projeções para IPCA de curto prazo ao longo de 2017. E, em dezembro de 2018, ficamos entre as instituições com maior assertividade na previsão para taxa de câmbio de médio prazo e na taxa Selic.

Seguimos marcando presença no ranking. Em 2020, aparecemos sete vezes na seleta lista: projeções do IGP-M de curto prazo em agosto, setembro, outubro e dezembro; e previsões para o IPCA de curto prazo, em agosto; e IGP-M de médio prazo e da taxa de câmbio, em maio. Já em 2021, conquistamos seis vezes um lugar no ranking: IGP-M de curto prazo, em janeiro, outubro, novembro e dezembro; e taxa de câmbio de curto prazo, em julho e agosto. As nossas projeções para o IGP-M de curto prazo também conquistaram a quinta colocação no ranking anual do Banco Central.

 

logo ANGC

 Prêmio Associação Nacional de Gestores de Contratos

Conquistamos três prêmios “Os melhores em gestão de contratos”, na categoria “Reconhecimento de destaque em projeto”. A premiação concedida pela Associação Nacional de Gestores de Contratos (ANGC) é voltada a iniciativas que tenham gerado valor agregado significativo ao negócio por meio da melhoria do processo ou práticas comerciais ou contratação.  

2019

Em setembro, a Fundação recebeu dois prêmios: um por "inovação na seleção de prestadores de serviços na área de investimento" e outro por "sinergia entre gestão de contratos com orçamento", durante o 10º Congresso Latino-americano de Gestão de Contratos, realizado em setembro, em São Paulo.

2018

A Petros foi reconhecida pelo projeto Plano de Aquisição e Contratação, no 9º Congresso Latino-americano de Gestão de Contratos, realizado em setembro, em São Paulo.

 

logo Ministério da Saúd

Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça

Temos como princípio promover a igualdade dentro do ambiente de trabalho e o engajamento no desafio de valorizar a diversidade e eliminar a discriminação de gênero e de raça, seja no acesso, na remuneração, na ascensão ou na permanência no emprego. Fomos o primeiro fundo de pensão a receber o Selo Pró-Equidade de Gênero, em 2009, após aderirmos ao Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, da Secretaria de Políticas para Mulheres do governo federal, recebendo o selo da 2ª edição do programa (2007/2008). Posteriormente, conquistamos mais quatro selos: edições de 2009/2010, 2011/2012, 2013/2015 e 2016/2018, como forma de reconhecimento das boas práticas de gestão de pessoas e de cultura organizacional para promover a igualdade racial e entre homens e mulheres no ambiente de trabalho.

 

Fundação Petrobras de Seguridade Social - Petros - CNPJ 34.053.942/0001-50

 Rua do Ouvidor, 98, Centro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil CEP 20040-030

 Central de Relacionamento: 0800 025 35 45 e 3529-5550 (ligações de celular) - dias úteis das 8h às 20h

 Envie um e-mail