Loading...
Skip to content
Planos / Plano Petros-2
Plano Petros-2

Cinquenta mil participantes e R$ 17 bilhões em patrimônio

Maior plano do país na modalidade contribuição variável, segundo a Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), o Plano Petros-2 (PP-2) foi criado em 2007. Hoje, soma quase 50 mil participantes e um patrimônio de mais de R$ 17 bilhões.

Pensado para os empregados admitidos pelas empresas do Sistema Petrobras a partir de agosto de 2002, que estavam sem previdência complementar devido ao fechamento do plano de benefício definido para novas adesões, o PP-2 teve sua criação aprovada em 2007 e recebeu suas primeiras contribuições no segundo semestre daquele ano.

Num primeiro momento, o PP-2 contou com a adesão de cinco patrocinadoras: Petrobras, Petrobras Distribuidora, Petros, Petroquisa e Refap (as duas últimas incorporadas à Petrobras em 2012). Posteriormente, outras empresas do sistema também assinaram contratos de adesão ao plano: Transpetro, TBG, Petrobras Biocombustível, Termobahia, Termomacaé, Stratura Asfaltos e Araucária Nitrogenados. Em 2018, contava com dez patrocinadoras.

O percentual do salário destinado à contribuição regular é determinado no momento da adesão, enquanto o percentual máximo varia em função da idade. A patrocinadora também contribui para o plano, com o mesmo valor do participante. O benefício a receber só será conhecido no momento da concessão, conforme o saldo acumulado na conta individual. Além da conta individual, uma parte da contribuição para o PP-2 vai para um fundo de caráter coletivo para arcar com a cobertura de riscos, como auxílio-doença, auxílio-reclusão, pecúlio por morte, aposentadoria por invalidez e pensão por morte.

O PP-2 é um plano sólido e encontra-se em plena fase de acumulação, ou seja, recebe muito mais em contribuições do que gasta com pagamento de benefícios.

 

 

Fundação Petrobras de Seguridade Social - Petros - CNPJ 34.053.942/0001-50

 Rua do Ouvidor, 98, Centro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil CEP 20040-030

 Central de Relacionamento: 0800 025 35 45 (dias úteis das 8h às 19h)

 Envie um e-mail