???af_document.LABEL_SPLASH_SCREEN???
???af_document.LABEL_SKIP_LINK_TEXT???
Planos / Plano FlexPrev / Contribuições
Contribuições

Em um plano de previdência complementar, há dois momentos: o de pagamentos e o de recebimentos. Como participante ativo, você contribui para o plano e forma o saldo que vai gerar sua aposentadoria no futuro. Enquanto você estiver ligado à Vibra, a empresa contribui com o mesmo percentual que você mensalmente. Confira os principais detalhes sobre contribuições no FlexPrev.

Contribuição mensal

No FlexPrev, o participante ativo faz contribuições mensais, as chamadas contribuições básicas. Na fase de aposentado ou pensionista, não há mais contribuição, apenas recebimento de benefício.

O percentual de contribuição varia de acordo com o salário do participante ativo. Quem ganha até R$ 5.821,30 pode contribuir mensalmente com entre 1% e 5% de sua remuneração. Quem ganha a partir de R$ 5.821,31 pode escolher percentual entre 1% e 11% de sua remuneração mensal. Esses valores são referentes a 2023 e corrigidos anualmente pelo IPCA.

A Vibra acompanha a contribuição básica, depositando, todo mês, o mesmo percentual em nome do empregado. Não há teto para o valor de contribuição da empresa, só o limite percentual conforme a faixa salarial. Assim, o dinheiro que você aportar mensalmente no plano dobra de imediato devido à chamada paridade contribuitiva da Vibra.

A regra de composição da remuneração para fins de salário de contribuição mensal é: soma das parcelas da remuneração mensal recebida pelo participante do patrocinador sobre as quais incidem contribuições à Previdência Social ou incidiriam caso não houvesse teto contributivo naquele regime, excluídas as parcelas indenizatórias, os abonos e as bonificações de qualquer natureza, assim como a participação nos lucros e/ou resultados.

Contribuição voluntária e esporádica

O participante ativo também pode fazer contribuições voluntárias ou esporádicas, sem a contrapartida do patrocinador, com o objetivo de elevar sua conta individual e, consequentemente, o benefício futuro. Também pode requerer a portabilidade de valores acumulados em outros planos de previdência – inclusive aberta – para o FlexPrev, aumentando ainda mais seu saldo de conta.

Fundação Petrobras de Seguridade Social - Petros - CNPJ 34.053.942/0001-50

 Rua do Ouvidor, 98, Centro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil CEP 20040-030

 Central de Relacionamento: 0800 025 35 45 e 3529-5550 (ligações de celular) - dias úteis das 8h às 20h

 Envie um e-mail