Loading...
Skip to content
Planos / Plano FlexPrev / Renda de aposentadoria e outros benefícios
Renda de aposentadoria e outros benefícios

O saldo acumulado ao longo dos anos no FlexPrev vai gerar sua renda de aposentadoria. Esse saldo também pode gerar pensão ou abono por morte para as pessoas escolhidas por você. Confira os principais os detalhes sobre o pagamento de benefícios no FlexPrev.

Requisitos para solicitar a aposentadoria

Para requerer a aposentadoria, o participante deve reunir as seguintes condições:

  • Ter ao menos 50 anos de idade;

  • Ter vínculo mínimo de cinco anos com o plano;

  • Ter encerrado o vínculo empregatício com a Vibra.

No caso de aposentadoria por invalidez, essa será concedida ao participante que tiver benefício correspondente concedido pela Previdência Oficial ou a invalidez reconhecida por serviço médico indicado pela Petros. O participante também pode optar pelo abono por invalidez, recebendo todo o saldo de uma só vez.

Tipos de renda de aposentadoria

O pagamento do benefício está vinculado à existência de recursos na conta individual do participante. No momento da aposentadoria, é preciso optar por uma das seguintes modalidades de recebimento de renda:

  • Prazo indeterminado: o benefício mensal é calculado com base no saldo de conta e nas características biométricas do participante e de seus beneficiários, como sexo e idade, e na taxa de juros anualmente estabelecida como premissa do plano;

  • Prazo determinado: benefício mensal é calculado com base no saldo de conta e no período de recebimento, em anos inteiros, escolhido pelo participante (entre 10 e 45 anos);

  • Renda mensal baseada em percentual do saldo de conta: benefício mensal é calculado com base no saldo de conta e em percentual escolhido pelo participante, que vai de 0,1% a 1,5% do saldo de conta.

Os cálculos que determinarão o valor do benefício mensal serão feitos a partir do montante de recursos disponível na conta individual do participante no momento da concessão do benefício.

Nas opções de renda por prazo determinado e renda em percentual do saldo, mensalmente, o benefício será recalculado com base na cota do plano. Na renda por prazo indeterminado, esse recálculo será anual. Além disso, anualmente, será possível rever e alterar a modalidade de recebimento da renda.

Para pensionistas, será disponibilizada apenas a modalidade de benefício mensal por prazo indeterminado.

Saque de até 25%

No momento da aposentadoria pelo FlexPrev, o participante pode sacar de uma só vez até 25% do saldo de conta. Isso nada mais é do que uma antecipação de benefício e uma das opções de acesso aos recursos que você acumular no plano.

O pagamento do saque de até 25% será feito em até 120 dias após o pedido de aposentadoria no FlexPrev.

Pensão por morte

Após a morte do participante, na condição de ativo ou de assistido, o saldo de conta remanescente é convertido em pensão por morte para os beneficiários registrados no plano. Esses beneficiários também têm a opção de receber todo o saldo remanescente de uma só vez, o chamado abono por morte, em substituição ao recebimento de renda mensal de pensão por morte. Os beneficiários podem ser de qualquer natureza, não havendo necessidade de vínculo sanguíneo ou familiar. Caso o participante não registre beneficiários no seu cadastro no plano, o saldo de conta remanescente será pago aos herdeiros, conforme definido em inventário.

Fundação Petrobras de Seguridade Social - Petros - CNPJ 34.053.942/0001-50

 Rua do Ouvidor, 98, Centro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil CEP 20040-030

 Central de Relacionamento: 0800 025 35 45 e 3529-5550 (ligações de celular) - dias úteis das 8h às 20h

 Envie um e-mail