Principais Características
 

1. Quais são as principais características do Plano Petros-2?
2. Qual a diferença entre um plano de Benefício Definido (BD), um plano de Contribuição Definida (CD) e um plano de Contribuição Variável (CV)?
3. Por que o Plano Petros-2 é um plano CV?

 

º º º º º

1. Quais são as principais características do Plano Petros-2?
O Plano Petros-2 é um plano de caráter previdenciário, do tipo Contribuição Variável (CV), que complementa os benefícios de aposentadoria, auxílio-reclusão, auxílio-doença e pensão concedidos pela Previdência Social. No Plano Petros-2, a contribuição mínima é escolhida pelo participante.
2. Qual a diferença entre um plano de Benefício Definido (BD), um plano de Contribuição Definida (CD) e um plano de Contribuição Variável (CV)?
Os planos BD são aqueles em que os benefícios têm seu valor ou nível previamente estabelecido. As contribuições são determinadas atuarialmente, de forma que o patrimônio acumulado seja suficiente para assegurar a concessão e a manutenção dos benefícios.

Nos planos CD, o que é previamente estabelecido é o valor da contribuição e não o valor ou o nível do benefício. O benefício será permanentemente ajustado de acordo com o patrimônio acumulado pelo participante, com base no saldo da sua Conta Individual. Por isso, o valor do benefício varia em função do resultado líquido obtido com as aplicações financeiras, das contribuições realizadas e até mesmo dos benefícios já pagos ao participante.

Já os planos CV combinam características das duas outras modalidades (BD e CD). Em geral, os benefícios programados são estruturados na modalidade CD na fase de capitalização e na modalidade BD na fase de recebimento.

3. Por que o Plano Petros-2 é um plano CV?
O Plano Petros-2 é um plano de Contribuição Variável porque os benefícios oferecidos combinam características de um plano de Contribuição Definido e de um plano de Benefício Definido. As complementações das aposentadorias por tempo de contribuição, especial e por idade são estruturadas em Contribuição Definida na fase de capitalização e, de acordo com a escolha do participante, em Benefício Definido ou Contribuição Definida, na fase de recebimento. Já os demais benefícios (complementação do Auxílio-Reclusão, do Auxílio-Doença, da Pensão por Morte do Participante Ativo e o Pecúlio por Morte) são estruturados na modalidade de Benefício Definido.