Plano Petros do Sistema Petrobras-Repactuados Pré-70
 

O Plano Petros do Sistema Petrobras-Repactuados Pré-70 (PPSP-R Pré-70) é um plano de benefício definido derivado da cisão do Plano Petros do Sistema Petrobras-Repactuados (PPSP-R). Patrocinado pela Petrobras, inclui, desde 1º de janeiro de 2020, os participantes do PPSP-R que integram o chamado Grupo Pré-70.

O Grupo Pré-70 é formado por empregados e ex-empregados da Petrobras admitidos anteriormente a 1º de julho de 1970, que se inscreveram até 1º de janeiro de 1996 e se mantiveram ininterruptamente vinculados à patrocinadora de origem até a obtenção da condição de assistidos no Plano Petros do Sistema Petrobras (PPSP) — que originou o PPSP-R. Inclui também aqueles que, em razão de decisão judicial, passaram a atender a essas condições retroativamente, bem como os respectivos beneficiários dos participantes assim qualificados.

A Petrobras se responsabiliza por eventuais desequilíbrios no passivo do Pré-70, de acordo com regras específicas que regem a relação destes participantes com o plano. É este compromisso que isenta o grupo do pagamento do PED-2015, assim como isentará de contribuições extraordinárias referentes ao déficit de 2018. E este mesmo compromisso leva a um critério de custeio diferenciado em relação aos demais participantes no PPSP-R, por isso houve a cisão.

O plano do qual se origina, o PPSP-R, foi criado em 2018 após a cisão do PPSP, criado em 1970 pela Petrobras para complementar a renda dos participantes durante a aposentadoria e em situações de risco, além de garantir pensão por morte para seus beneficiários. O benefício consiste numa renda mensal suplementar ao benefício concedido pela Previdência Social (INSS).