Educação financeira
 

Comece o ano com um bom planejamento financeiro

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

 

O 13º salário e outros bônus recebidos no fim do ano são oportunidades para saldar dívidas e começar 2023 com as contas em dia. Mas, tão importante quanto começar bem, é ter consciência do quanto será necessário para atravessar o ano todo com tranquilidade financeira. Invista seu tempo na criação de um bom planejamento com as dicas que listamos abaixo.

Avalie necessidade x desejo

Não gaste mais do que o necessário com suas compras de fim de ano. As lojas estão lotadas de enfeites para a casa e presentes bonitos, mas se esforce para não ceder ao consumismo e mantenha o foco no que você realmente precisa.

Gastos previsíveis
Impostos, renovação de seguro, aniversários e viagem de férias são alguns exemplos de aumentos de gastos que você pode prever com antecedência. Prepare-se para eles decidindo, desde já, a fonte de receitas para essas despesas.

Mantenha uma reserva
Quem gasta até o limite do que recebe nunca estará prevenido para imprevistos. E eles sempre acontecem. É fundamental manter uma reserva de emergência, guardando pelo menos 10% do que você recebe no mês. Se não puder guardar todo esse montante, separe um percentual menor, mas não perca o hábito de poupar.

Registre todas as despesas
Anote tudo o que você gasta no dia a dia. Há vários aplicativos de celular disponíveis para controlar as finanças, mas você também pode fazer sua própria planilha. A informação consolidada mostrará onde estão as gorduras que você poderá cortar.

Renegocie as contas fixas
Você realmente utiliza seus pacotes de TV e música? Por que não testar uma nova marca de alimentos de custo mais baixo? Essas são algumas das perguntas que você deve fazer com frequência para buscar oportunidades de reduzir seus gastos fixos mensais.

 Leia mais sobre educação financeira e previdenciária