Educação financeira
 

Como o pensamento pode atrapalhar o planejamento financeiro

Pensamento de abundância

 No esporte, há um ditado que diz: o medo de perder tira a vontade de ganhar. Essa máxima é válida também para a vida financeira. Quando uma pessoa mantém uma mentalidade de escassez, fica focada no que lhe falta e isso afeta negativamente o que ela é capaz de conquistar como padrão de vida. Cientificamente, a mente escassa é definida como aquela que tem a sensação de não dispor de recursos suficientes para atender suas necessidades. Mas nem sempre isso é verdade: algumas pessoas, mesmo sem viver dificuldades, parecem presas continuamente a problemas financeiros.

No livro “Escassez: uma nova forma de pensar a falta de recursos”, os professores Sendhil Mullainathan, da Universidade de Chicago, e Eldar Shafir, da Universidade de Princeton, ambas nos Estados Unidos, utilizam conceitos da psicologia, economia e ciências sociais para estudar os reflexos de uma mentalidade de escassez, seja de tempo ou de dinheiro. Eles concluem que isso impacta a capacidade de uma pessoa tomar decisões racionais e de fazer planos de longo prazo, buscando satisfação nas compras por impulso que tanto atrapalham o planejamento financeiro.

Excetuando situações em que a falta de dinheiro ameaça a sobrevivência, nas demais é possível que a pessoa transforme sua mentalidade para a abundância. Isso fará com que ela se sinta mais satisfeita com o que possui, sem tantas comparações com os outros, e alimentará o desejo de conseguir mais.

Obviamente, não se trata apenas da força do pensamento, mas de atitudes e decisões tomadas no dia a dia que colaboram para essa melhora financeira. As recomendações de especialistas para ter uma mentalidade de abundância começam pelo estabelecimento de metas: reflita sobre o que realmente é importante para você e coloque no papel seus objetivos. Planeje como deverá alcançá-los e mantenha seu foco na realização, evitando gastos por impulso que irão desviá-lo da meta. Avaliar as despesas e poupar dinheiro, mesmo tendo poucas sobras, é fundamental. Assim como em um quebra-cabeças, cada peça é colocada de uma vez até formar o todo.

É muito importante manter a atitude positiva e comemorar cada pequena vitória: pode ser a ida a um restaurante, a compra de um par de sapatos novos, uma viagem, um carro, uma casa. Ao atingir cada objetivo, estabeleça novas metas e assim estará sempre motivado a crescer e viver com estabilidade financeira.

 Leia mais sobre educação financeira e previdenciária