Educação financeira |
Dicas para aumentar sua segurança em compras on-line Comprar pela internet é um hábito consolidado na vida do brasileiro. Um estudo da consultoria IDC mostra que 88% dos consumidores já realizam compras on-line, aproveitando a praticidade de escolher os produtos nas telas de dispositivos móveis ou computadores e recebê-los em casa. Mas a essa comodidade exige alguns cuidados para evitar contratempos. Confira algumas dicas. Desconfie de ofertas muito baixas O impulso de aproveitar uma grande oferta é tentador, mas antes faça uma breve pesquisa para checar o valor médio do produto que deseja. Desconfie de preços muito abaixo do mercado, em especial os anunciados por lojas desconhecidas. Confira também outras taxas e o valor final no carrinho: segundo o Procon, há casos de empresas que anunciam frete grátis, mas cobram indevidamente pelo serviço. Acesse sites seguros Evite clicar em links recebidos por e-mail, WhatsApp ou outras redes sociais, principalmente de lojas de onde você não é cliente. Sites piratas costumam usar endereços parecidos com os de lojas oficiais. Confira se o site é seguro, observando o cadeado na barra de endereço, junto com o protocolo “https”, e vale conferir informações como CNPJ, endereço e canais de contato com a empresa. Consulte avaliações e sites de reclamações Os sites costumam publicar avaliações de outros clientes sobre o processo de compra, prazos de entrega e a qualidade do atendimento e dos produtos. Leia os comentários, inclusive os mais antigos, antes de tomar sua decisão. Também faça consultas em sites de reclamações, para conhecer a reputação da loja virtual. Dê preferência ao cartão virtual Boa parte dos bancos oferece gratuitamente o cartão virtual: um número fornecido no site ou aplicativo do banco para compras on-line, que tem validade temporária ou troca o código de segurança de tempos em tempos. É uma forma de usar o crédito com maior segurança, para evitar problemas com possíveis vazamentos de dados. Consulte seu banco para saber como utilizar. Devolva se não estiver satisfeito O Código de Defesa do Consumidor garante ao consumidor o direito de devolver uma compra em até sete dias corridos, por qualquer motivo: se o produto chegar danificado, não servir ou se você simplesmente desistir da compra. A loja é obrigada a devolver o dinheiro (pode ser em crédito no cartão utilizado) e pagar pelo frete de volta. Antes de fechar a compra, peça informações à loja sobre esse procedimento.
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